Paraná vê safra de soja perto de recorde; reduz previsão para trigo

Publicado em 23/10/2019 11:19

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Paraná em 2019/20 foi estimada nesta quarta-feira em 19,8 milhões de toneladas, aumento de 23% ante a temporada passada, previu o Departamento de Economia Rural (Deral), que manteve a sua projeção ante o levantamento divulgado em setembro.

A previsão, se confirmada, deixa a safra 2019/20 perto do recorde registrado na temporada 2016/17, de 19,9 milhões de toneladas. No ciclo anterior (2018/19), o Estado sofreu o efeito de uma estiagem.

A produção de milho primeira safra do Estado, um dos maiores produtores de grãos do Brasil, foi projetada em 3,1 milhões de toneladas, queda de 1% ante ciclo passado, mas também estável na comparação com a previsão do mês anterior.

"Tanto no milho quanto na soja não houve mudança em termos de produção, pois é muito cedo para reavaliar o potencial produtivo", disse Edmar Gervásio, técnico do Deral, órgão ligado ao governo do Estado.

O plantio de soja, que avançou para 45% da área, está atrasado em relação às últimas safras, mas o especialista avalia que isso não é um problema para a produtividade da oleaginosa. Com o tempo seco, o Estado teve de realizar replantio de algumas áreas, segundo consultorias.

"A soja no oeste, norte e centro-oeste do Estado, ali as chuvas foram bem irregulares, tem um atraso de 15 pontos percentuais ante a safra passada... mas, neste primeiro momento, este é o período ideal para plantar soja", comentou, lembrando que a oleaginosa plantada agora tem maior potencial produtivo devido às chuvas que ficam mais regulares à medida que a primavera avança.

Contudo, muitos produtores buscam antecipar o plantio da soja para fazer com segurança climática a segunda safra de milho.

"Realmente ainda há uma diferença (na soja) que pode impactar o milho segunda safra, mas ainda não está fora da janela para plantar o milho", disse Gervásio, em referência à região oeste do Estado, que precisa plantar antes para depois fazer a chamada "safrinha" sem maiores riscos de seca ou geadas.

Com relação ao plantio da primeira safra de milho, houve avanço para 88% da área.

QUEDA NO TRIGO

Já a safra de trigo do Paraná deste ano foi estimada em 2,17 milhões de toneladas, queda de 22% ante temporada passada, segundo o Deral, que reduziu a projeção em cerca de 200 mil toneladas na comparação mensal.

A redução ante o mês passado, segundo o especialista do Deral Carlos Hugo Godinho, deveu-se à seca.

Mas a maior parte da quebra de safra, registrada anteriormente, foi consequência de geadas em meses anteriores.

O potencial produtivo de trigo do Paraná, tradicionalmente o maior produtor do Brasil, era de 3,3 milhões de toneladas.

Para Godinho, uma vez que a colheita já avança para 82% da área, a produção deverá fechar o ano no patamar da atual estimativa.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão