Governo de Alagoas concede incentivo fiscal à produção de grãos

Publicado em 01/11/2019 17:44

O governador Renan Filho atendeu ao pleito dos produtores de grãos alagoanos, encaminhado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal –, e assinou o decreto que concede crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS – nas operações internas e interestaduais do milho, milheto, soja e sorgo, feitas por produtores estabelecidos em Alagoas.

A solenidade de assinatura aconteceu nessa quinta-feira, 31 de outubro, na programação da Expoagro, uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste. Na oportunidade, o governador também visitou o estande da Faeal e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – montado no Parque da Pecuária, em Maceió.

“É importante registrar os nossos agradecimentos ao governador Renan Filho; aos secretários de Estado da Fazenda, George Santoro; da Agricultura, Silvio Bulhões; do Gabinete Civil, Fábio Farias; ao deputado federal Isnaldo Bulhões e a todos os que apoiaram o nosso pleito. Até o momento, todas as solicitações da Faeal foram atendidas por esta gestão e nós temos a certeza de que continuaremos contando com este apoio, pois o governo sabe que o setor rural contribui muito com a geração de renda e o desenvolvimento social no Estado”, afirma o presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida.

O novo decreto desonera e reduz a carga tributária em 2% na venda dos grãos para dentro e fora de Alagoas. "O Governo do Estado já fez isso em benefício de outros segmentos. Nós desoneramos as cadeias produtivas do frango, do coco, do leite, da carne e agora dos grãos. Isso vai garantir aumento da área plantada, da produção e, por consequência, a geração de novos empregos", explica o governador Renan Filho.

Um dos maiores produtores de milho do estado, José Almeida afirma que a medida é muito importante porque garante liquidez à produção. "Temos dificuldade de escoar a produção e, com esse incentivo, vamos conseguir chegar a outros Estados, a exemplo de Pernambuco e da Paraíba, com preço competitivo, que nos dará condições de brigar no mercado", observa.

O produtor de grãos Ivanilson Araújo recorda que a assinatura do decreto atende a um pleito do setor. Segundo ele, a medida garante segurança comercial. "O governador foi sensível ao nosso pleito. Nós estamos muito satisfeitos porque o decreto vai nos dar uma abertura comercial muito grande. Vai possibilitar, também, a vinda de outros produtores aqui para o estado, porque temos ainda muita terra à disposição para a produção de grãos", avalia.

A previsão da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura – Seagri – é de que a safra de grãos 2019/2020 em Alagoas atinja a marca recorde de 5,7 mil toneladas.

"Desde 2015, quando o Governo do Estado passou a tratar a produção de grãos como prioridade, chegamos a aproximadamente 7 mil hectares cultivados com altíssima tecnologia. Trata-se de uma das culturas que mais crescem em Alagoas", revelou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões.

Tags:

Fonte: Agência Alagoas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto