Colheita de soja do Paraná dispara a 42% da área; plantio de milho atinge 61%

Publicado em 27/02/2020 14:14

A colheita de soja do Paraná atingiu até quarta-feira 42% da área total semeada no Estado, avanço de 20 pontos percentuais na comparação com a semana anterior, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual.

Os dados indicam que produtores aproveitaram um período de chuvas abaixo da média para a época na última semana, conforme dados do terminal Eikon, para avançar com os trabalhos, que ainda assim estão atrasados na comparação com 2019 (51%), quando os paranaenses registraram o ritmo mais forte.

O Paraná, segundo Estado produtor de soja do Brasil, atrás do Mato Grosso, deverá colher uma safra recorde de soja em 2019/20, de 20,36 milhões de toneladas, estimou o Deral na semana passada.

Mas o ritmo de colheita deste ano está mais acelerado na comparação com 2018, quando nesta época somente 27% da área de soja estava colhida, segundo o Deral.

Até a última sexta-feira, o Brasil havia colhido cerca de um terço de sua safra de soja.

No caso do milho segunda safra, que em geral está sendo plantado após a colheita de soja, o plantio atingiu 61% da área projetada, quase o dobro do visto na semana anterior (32%). Na mesma data no ano passado, o Estado tinha 73% do milho "safrinha" já semeado.

No milho primeira safra, a colheita avançou para 37% da área, versus 23% na semana anterior e 32% em 2019.

As lavouras de soja e milho do Paraná estão em situação favorável, com 99% da safrinha do cereal em boa condição, segundo o Deral.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto