Paraná conclui plantio de trigo; colheita de milho 2ª safra alcança 17% da área

Publicado em 21/07/2020 14:07 e atualizado em 21/07/2020 14:46

O Paraná, líder em produção de trigo no Brasil, concluiu o plantio do cereal, com avanço de um ponto percentual nos trabalhos de semeadura na última semana, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgados nesta terça-feira.

Na avaliação do Deral, 90% das lavouras estão em condições boas, apesar de chuvas ocorridas no Estado durante o mês. No mesmo período do ano passado, somente 63% das áreas estavam nesta classificação.

Nesta safra, a produção de trigo no Paraná está estimada em 3,67 milhões de toneladas, aumento de 72% ante a temporada passada, quando a cultura sofreu com problemas climáticos.

Já a colheita paranaense de milho segunda safra avançou seis pontos percentuais em relação à semana anterior, para 17% da área, informou o Deral nesta terça-feira.

Os trabalhos permanecem com grande atraso na comparação com a mesma época do ano passado, quando 65% da área já estava colhida no Estado.

Em 2019, no entanto, os produtores conseguiram acelerar a passagem das colheitadeiras na safrinha devido a uma antecipação nos trabalhos da soja de verão e, consequentemente, no cultivo do milho segunda safra.

Quando comparada com 2018, a colheita de milho está três pontos percentuais adiantada.

Cerca de 45% das lavouras da safrinha estão em condições boas, enquanto 38% são consideradas médias. Ainda de acordo com o Deral, 78% das áreas estão em fase de maturação.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.