Imagens de satélite confirmam dados do Irga para safra 2019/2020

Publicado em 17/08/2020 17:14
Na imagem do satélite, os pontos brancos representam lavouras de arroz do RS

Informações fornecidas pelo satélite Sentinel-2 sobre as áreas de arroz irrigado no Estado na safra 2019/2020 revelaram número praticamente idêntico ao levantamento realizado pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz. O sensoriamento remoto revelou uma área total de 946.154 hectares, muito perto dos 946.326 ha (uma diferença de apenas 172 hectares) estimados pelo Irga em setembro de 2019 a partir do acompanhamento direto nas lavouras.

O trabalho das seis coordenadorias regionais da autarquia, executado anualmente e de forma descentralizada, é realizado pelas equipes dos Nates em todos os 127 municípios produtores de arroz do RS. Esse levantamento é feito diretamente junto aos produtores, in loco, e com acompanhamento periódico pelos extensionistas, o que garante precisão na informação.

“As estimativas da Conab são muito semelhantes, em termos totais, aos valores levantados pelos nossos técnicos. Há pequenas discrepâncias regionais ou locais, o que é natural quando se trata de uma grande área de interesse com base em imagens orbitais. De qualquer maneira, o mapeamento detalhado é útil para que possamos aferir nossas próprias estimativas, além de servir de base para as nossas ações na próxima safra”, acrescenta o diretor técnico da autarquia, Ivo Mello.

Os dados do satélite são disponibilizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir de uma parceria com o Irga e a Agência Nacional de Águas (ANA). É possível consultar os mapeamentos agrícolas de arroz irrigado e outras culturas por satélite no site da Conab (clique aqui). 

SAFRA 2019/2020

Os dados da colheita da safra 2019/2020 de arroz revelaram uma produtividade histórica no Rio Grande do Sul, atingindo em média 8.402 quilos por hectare. Essa foi a maior produtividade registrada no Estado desde a safra 1921/1922. Na Fronteira Oeste, a produtividade média atingiu 9.091 kg/ha. Já na Zona Sul, foram 8.788 kg/ha em média. Logo após vem a Campanha, com 8.364 kg/ha, seguida da Planície Costeira Interna, com 7.970 kg/ha; Central, com 7.698 kg/ha; e Planície Costeira Externa, com 7.398 kg/ha.

Confira os 20 municípios do RS com maior produtividade.

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.