Conab: área com arroz em 2020/21 deve crescer 12%, mas produtividade pode cair 4%

Publicado em 25/08/2020 11:56

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que a área cultivada com arroz no Brasil na temporada 2020/21 aumente 12%. Em contrapartida, a produtividade do grão pode registrar uma queda de 4%, o que levaria a uma colheita de 11,98 milhões de toneladas, afirma a companhia em levantamento divulgado nesta terça-feira sobre a safra de grãos do País.

Em relação à comercialização do produto, é esperada uma estabilidade no ritmo de exportação e importação, com o arroz ainda proporcionando uma boa rentabilidade aos produtores, segundo a Conab. Nesse sentido, o consumo interno pode crescer 5,1% na comparação com a safra 2019/20, podendo chegar a 10,8 milhões de toneladas. Apesar do avanço, o volume permanece inferior à média dos últimos 10 anos. "Nesse contexto de oferta ajustada à demanda, os preços internos tendem a se manter firmes. Por outro lado, a alta dos custos poderá afetar a rentabilidade do produtor", acrescenta a companhia em comunicado.

Já no caso do feijão, a próxima temporada 2020/21 pode ser a terceira consecutiva em que a produção brasileira ficará ajustada de forma equilibrada à demanda. A Conab projeta colheita de 3,04 milhões de toneladas da leguminosa, enquanto a área semeada é considerada estável, em 2,92 milhões hectares. A produtividade, assim como a do arroz, pode cair 4% em relação à média do ciclo anterior, para 1.041 quilos por hectares.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto