Arroz: Maioria do setor vota contrário à retirada da TEC do arroz

Publicado em 01/09/2020 15:11
Por 16 votos a seis, pleito na Câmara Setorial do Arroz teve expressiva vitória dos contrários à medida

A retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz importado foi tema de reunião da Câmara Setorial do Arroz nesta terça-feira, 1º de setembro. No encontro virtual, que contou com representantes dos produtores, indústrias, cooperativas e governo, a medida teve 16 votos contrários e seis favoráveis, além de uma abstenção. O resultado foi comemorado pelo setor produtivo do arroz.

Para o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, a reunião pode ser considerada positiva no sentido de trazer à tona à discussão da TEC e outras questões estruturais da cadeia do arroz, como o endividamento e a situação de mercado. Sobre a votação, o dirigente reforça que foi um resultado expressivo não só do setor produtivo contrário à alteração da TEC como também das cooperativas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. "Além disto, parte das indústrias gaúchas tiveram posicionamento contrário a esta alteração, pois a maioria das indústrias médias e pequenas não compram no mercado externo e certamente não gostariam da alteração desta tarifa", observa.

Velho ressalta também a participação de diretores do Ministério da Agricultura no encontro, o que proporcionou um debate mais aprofundado sobre os temas que fazem parte das discussões do setor arrozeiro". "Foi importante para apresentar a relevância da cadeia orizícola, principalmente em ano de pandemia e crise, mostrando a segurança alimentar que representa o arroz", complementa o dirigente.

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto