Governo publica resolução que reduz a zero a importação de arroz

Publicado em 10/09/2020 08:05 e atualizado em 10/09/2020 10:57

O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior divulgou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), Resolução Gecex número 87, a qual reduz a zero a tarifa de importação do arroz, como antecipou o Estadão/Broadcast.

O governo estabeleceu uma cota de 400 mil toneladas do produto até o fim do ano que pode entrar no País sem a taxa. De acordo com o órgão, o montante vale para o arroz não parboilizado e polido ou brunido, em conjunto. Veja aqui a resolução.

De acordo com fontes do Ministério da Agricultura, o total liberado é considerado suficiente para ajudar a conter a subida no preço do arroz no varejo e garantir que não faltará produto nas prateleiras. Neste ano, até agosto, o Brasil importou 45.087 toneladas de arroz com casca e 372.890 toneladas de arroz beneficiado (sem casca, parboilizado e polido).

O produto tem pouca importação no Brasil - a ideia é justamente tirar a taxa para que aumente a compra enquanto os preços internos estão altos. A alíquota de importação de países de fora do Mercosul é de 12% para o arroz.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha “Arroz Combina” leva mensagem sobre valorização do grão a 12 milhões de pessoas e entra em nova fase
Arroz/Cepea: Abril registra maior média desde set/25, mas liquidez segue limitada
Feijão perde espaço no prato do brasileiro enquanto exportações avançam e acendem alerta no campo
Feijão/Cepea: Preços do carioca reagem no fim de abril
Regulador de crescimento promete mais produtividade e controle no manejo da soja e feijão
Do excedente à tensão: oferta mundial de arroz ameaçada pela guerra do Irã e pelo El Niño