Arroz/Itaú BBA: maior oferta e preços menores só devem vir no ano que vem

Publicado em 18/09/2020 12:04

O arroz deve ter mais oferta e menor preço ao consumidor só a partir de 2021, afirmou em relatório o Itaú BBA. "Há perspectivas de melhora da oferta e menores preços aos consumidores, mas isso tende a ocorrer apenas no início do próximo ano com a entrada da nova safra", escreveu a diretoria de Agronegócio do banco.

A isenção de impostos de uma cota de arroz importado de fora do Mercosul não deve ter efeito significativo nos preços domésticos do alimento, de acordo com o boletim, e serve principalmente para aumentar a disponibilidade do produto. Isso porque o volume da cota, de 400 mil toneladas, "equivale a cerca de 15 dias de consumo". "Além disso, o real desvalorizado frente ao dólar faz com que o produto importado da Tailândia seja atualmente precificado posto Brasil ao redor de R$ 85,00/saca, o que não deixa espaço para grandes quedas."

Também deve ficar no radar, de acordo com o banco, as condições climáticas para a próxima safra do arroz no Brasil, em especial a disponibilidade da água para plantações irrigadas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que a área cultivada com arroz no Brasil na temporada 2020/21 aumente 12%. Em contrapartida, a produtividade do grão pode registrar uma queda de 4%, o que levaria a uma colheita de 11,98 milhões de toneladas, avanço anual de 7,1%.

O arroz teria perdido área de plantio nos últimos anos para outros alimentos, como soja e milho, em decorrência da menor rentabilidade da cultura. Este ano, colaborou ainda para a alta dos preços a desvalorização cambial. A partir de março, houve também maior demanda, já que o consumo dentro de casa aumentou - algo que também ocorreu em outros países, alguns dos quais restringiram exportações. Além disso, há produtores "mais capitalizados" que preferiram continuar com o produto em estoque esperando os preços subirem.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto