StoneX eleva previsão de safra de soja do Brasil e reduz estimativa para milho

Publicado em 01/12/2020 16:29

A safra de soja do Brasil 2020/21 foi estimada em recorde de 133,9 milhões de toneladas, cerca de 400 mil toneladas acima da projeção do mês anterior, com uma reavaliação da área plantada no maior produtor e exportador global da oleaginosa, de acordo com previsão da consultoria StoneX divulgada nesta terça-feira.

"Essa produção maior foi motivada pelo crescimento da área plantada, de 180 mil hectares, frente a novembro, com o total nacional alcançando 38,3 milhões de hectares", explicou a StoneX em relatório.

O aumento na projeção ocorre apesar de problemas decorrentes da irregularidade climática em alguns Estados, que levaram a consultoria a reduzir a produtividade média para 3,49 toneladas por hectare.

A StoneX citou revisão nas perspectivas para o Mato Grosso, com o rendimento esperado caindo de 3,48 para 3,45 toneladas por hectare.

"De qualquer forma, o mês de dezembro vai ser determinante para o resultado final. Caso o padrão de chuvas se mostre mais regular e em bons volumes, a perspectiva de uma safra recorde deve se consolidar", afirmou.

Novamente, a StoneX revisou para a cima a safra velha (2019/20) para 124,53 milhões de toneladas.

Contudo espera-se que os estoques finais fiquem ainda mais baixos, em 310 mil toneladas, resultado do ajuste para cima nas exportações para 83 milhões de toneladas em 2020.

A StoneX ainda previu a produção milho do Brasil em recorde de 109,34 milhões de toneladas em 2020/21, versus 111,1 milhões de toneladas na previsão do mês anterior, com uma projeção menor para a primeira safra, vista agora em 25,3 milhões de toneladas, devido ao tempo seco no Rio Grande do Sul.

Mesmo com o atraso no plantio da soja gerando dúvidas sobre a capacidade de realizar a semeadura da safra de inverno 2020/21 dentro da janela ideal, espera-se uma área de milho 8,5% maior do que a observada neste ano, segundo revisão da StoneX.

"As perspectivas de uma forte demanda, tanto interna como externa pelo grão, e os elevados preços da commodity continuam sustentando as expectativas para um forte crescimento na área, apesar das preocupações com potenciais questões climáticas", afirmou.

O grupo aumentou levemente sua estimativa de produção de inverno, em 41 mil toneladas, para 82,4 milhões de toneladas do cereal, reflexo da elevação marginal nas áreas plantadas em Tocantins e no Pará.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão