Greve interrompe processamento de grãos em polo exportador da Argentina

Publicado em 03/12/2020 14:31 e atualizado em 03/12/2020 15:05

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - As atividades de processamento de grãos foram interrompidas nesta quinta-feira em várias fábricas do polo agroindustrial da Argentina, na região de Rosário, devido a uma greve de 24 horas que começou no início da manhã, disse o chefe da câmara de indústrias Ciara.

O sindicato dos trabalhadores em indústrias de oleaginosas Soea está em greve por reivindicações relacionadas a pagamentos de bônus pelo trabalho durante a pandemia de Covid-19.

O sindicato já havia feito uma greve em outubro sobre o assunto, e as negociações com as empresas desde então não conseguiram encerrar o impasse. A Argentina é o maior exportador global de óleo e farelo de soja, derivado da soja cultivada nas férteis terras do país.

"As fábricas de San Lorenzo estão paradas", disse à Reuters o presidente do Ciara, Gustavo Idígoras, acrescentando que em Puerto General San Martín e Timbúes --as outras cidades que formam o polo agroexportador-- os sindicalistas da Soea trabalhavam meio período.

"Insistimos em retomar o diálogo e a negociação", acrescentou Idígoras.

"Já acertamos o reajuste salarial até agosto do ano que vem. O bônus especial da Covid que eles estão pedindo é impossível. Precisamos voltar à mesa para fechar o acordo em breve", disse.

A Ciara representa as principais esmagadoras da Argentina. Os grupos de commodities Cargill, Cofco International, Terminal 6, uma joint venture entre a Bunge e a AGD local, e a argentina Buyatti têm plantas em San Lorenzo. Juntos, eles têm capacidade diária de processamento de 35,5 mil toneladas, com base nos dados da Bolsa de Grãos de Rosário. O centro agroexportador concentra cerca de 80% das exportações agrícolas e agroindustriais da Argentina.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão