Começa a colheita do arroz no Rio Grande do Sul

Publicado em 19/01/2021 13:21

A colheita de arroz da safra 2020/2021 está em andamento no Rio Grande do Sul. Uma lavoura que já começou os trabalhos na segunda-feira (18) fica na região da Planície Costeira Externa, na cidade de Viamão, atendida pelo 15º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Além de ser a primeira lavoura da regional a começar a ser colhida, também é uma das primeiras do Estado.

A propriedade pertence a Cristiano Vieira da Costa e Cristiano Costa Junior, produtores tradicionais de arroz e soja no município. A lavoura foi semeada no dia 14 de setembro, utilizando a cultivar Puitá Inta CL e um sistema de pré-germinado. Foram cultivados 52 hectares de arroz e 40 ha de soja.

O técnico orizícola Edivane Portela, do 15° Nate, comenta que, nas últimas safras, vem se observando um aumento de produtividade no município de Viamão. "Saímos de aproximadamente 500 hectares quatro anos atrás para quase 6.000 hectares nesta safra. Isso vem refletindo na recuperação de lavouras que estavam inviabilizadas para produção de arroz devido ao advento de plantas daninhas resistentes aos herbicidas,” explica Portela.

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do arroz cedem após meses de alta
Plantio do trigo está quase finalizado no Paraná e lavouras se desenvolvem bem
Calor recorde coloca em risco a safra de grãos na França
Canola tem área de cultivo duplicada no Rio Grande do Sul
Colheita do feijão avança e preços ficam na dependência de aquecimento da demanda
Feijão/Cepea: Repasses das altas ao consumidor seguem graduais