Brasil aprofunda queda no ritmo de exportação de soja em janeiro; média diária baixa 98%

Publicado em 25/01/2021 15:54

SÃO PAULO (Reuters) - A média de embarques de soja do Brasil até a terceira semana de janeiro despencou 98% na comparação anual, para 1,16 mil toneladas ao dia, pressionada pelo baixo volume do grão disponível para exportação, devido ao atraso na colheita da safra 2020/21, mostraram dados do Ministério da Economia nesta segunda-feira.

Na semana anterior, o ritmo de vendas externas do país, principal produtor e exportador da oleaginosa, já mostrava forte retração, mas a média diária de embarques ainda era maior, de 1,75 mil toneladas. Em janeiro de 2020, este número chegou a 63,5 mil toneladas.

Além do atraso no plantio da safra atual devido à seca, os trabalhos de colheita também têm sido prejudicados pelo amplo volume de chuvas nas regiões produtoras, o que contribui para diminuir o volume do produto para exportação neste mês. Segundo a consultoria AgRural, somente 0,7% das áreas de soja foram colhidas.

Entre outros destaques nas exportações semanais, a média diária de embarques de milho subiu 32,5%, para 126,87 mil toneladas, e a média do café avançou 44,3%, para 10,716 mil toneladas, em relação a janeiro do ano passado.

(Por Nayara Figueiredo e Gabriel Araujo)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja