Federarroz orienta produtores a antecipar preparação da próxima safra

Publicado em 11/05/2021 14:16
Alta dos custos dos insumos preocupa entidade que recomenda compras e preparo do solo com antecedência

A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), emitiu nota recomendando aos orizicultores a focarem nos trabalhos de compras e preparo do solo com a maior antecedência possível. A afirmação decorre da alta dos custos dos insumos e das previsões climáticas para a safra 2021/2022, bem como ante a necessidade dos produtores de arroz do Estado seguirem provendo arroz de qualidade e na quantidade ao exigente consumidor brasileiro.

Conforme o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, o produtor deve se antecipar em relação à próxima safra, seja no preparo de solo e na antecipação da aquisição de fertilizantes e agroquímicos para escapar de novas elevações de preço. "Temos uma preocupação em relação ao aumento do custo de produção no próximo período", observa o dirigente.

Outro ponto salientado na nota é o abastecimento e consolidação dos mercados internacionais, esses que seguem buscando o arroz brasileiro, sobretudo o gaúcho, para prover a alimentação das respectivas populações dos países compradores do produto. "É muito importante que os produtores tenham consciência da importância da exportação para regular melhor o mercado interno", salienta o presidente da Federarroz.

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.