Taipas reforçadas fazem o caminho para a rizicultura sustentável em SC

Publicado em 10/06/2021 11:41 e atualizado em 10/06/2021 13:30
Usar a água com responsabilidade é a primeira lição para quem produz arroz irrigado. As plantas precisam de uma lâmina de água durante todo o ciclo de desenvolvimento e, por isso, a Epagri orienta os produtores sobre o uso eficiente e sustentável desse recurso. Uma das recomendações é simples, mas faz toda a diferença: reforçar as taipas e mantê-las com altura adequada.

A água da chuva é capaz de suprir mais de 40% da demanda da cultura de arroz. Mas quando as taipas são baixas, estreitas e desniveladas, não conseguem suportar um volume maior de água – e bastam alguns dias de estiagem para a lavoura começar a sentir os impactos. Essa situação favorece a infestação por plantas daninhas e reduz a disponibilidade de nutrientes para a cultura, o que pode levar a perdas superiores a 50%.

Com taipas reforçadas, mantendo altura e largura mínimas de 40 centímetros, o rizicultor eleva a capacidade de armazenamento e aumenta a eficiência no uso da água em 10 a 15%. De acordo com levantamento da Epagri, as áreas que não sofreram restrição de água para irrigação produziram 20 sacas a mais de arroz por hectare na safra 2019/20 no município de Nova Veneza. O armazenamento de água da chuva nas lavouras ainda reduz o risco de enchentes e a dependência da agricultura pelo abastecimento vindo de rios e córregos.

No arrozal de 25 hectares de Wanderlei Moretto, em Forquilhinha, as taipas são tão reforçadas que ele anda sobre elas de bicicleta para fazer o manejo da lavoura. “Taipas mais largas duram mais tempo e suportam bastante água sem vazamentos. A área de produção diminui muito pouco e a produtividade melhora bastante porque a água evita a germinação do arroz daninho. É um manejo sustentável que ajuda a agricultura e a sociedade”, diz o agricultor, que colhe cerca de 180 sacas por hectare.

O uso eficiente da água é um dos principais temas trabalhados pela Epagri com os rizicultores. Só em 2020, 1,5 mil hectares tiveram as taipas reforçadas no Sul do estado. E para facilitar a operação, a Epagri deu apoio técnico a empresas que desenvolveram uma máquina, acoplada ao trator, capaz de redimensionar as taipas com rapidez. O implemento é adquirido em grupos e a compra pode receber apoio de políticas públicas da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural, acessadas via Epagri.

EM 2020

• A Epagri atendeu 2.838 famílias em irrigação de arroz.

• 1,5 mil hectares de arrozais tiveram as taipas reforçadas no Sul Catarinense.

• 41.713 famílias foram atendidas pela Epagri na produção de grãos.

Fonte: Epagri

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto