Previsão de Safra: IEA aponta boas perspectivas de produção e produtividade para os grãos em 2021

Publicado em 16/06/2021 12:30 e atualizado em 16/06/2021 13:17
Soja continua a ser o grão mais cultivado no Estado, com mais de 1,1 milhão de hectares, o milho, com pouco mais de 834 mil hectares, mantém a segunda posição.

A colheita de grãos deve somar 9.967,8 mil toneladas, montante 5,6% superior ao obtido na safra anterior. Esse resultado pode ser atribuído principalmente à expansão de soja (+6,4%) e milho safrinha (+23%); uma vez que outras culturas apresentaram decréscimos em suas produções, é o caso do milho (1ª safra) e do feijão da seca e de inverno. Os dados constam do segundo levantamento da previsão e estimativa da safra, realizado em abril de 2021, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/CATI). 

O conjunto das culturas anuais apresenta expansão de 1,5% na área plantada, crescimentos de 4,2% na produção e de 2,6% na produtividade, devido ao bom desempenho do grupo dos grãos, especialmente soja, amendoim e milho safrinha, ressaltam Felipe Camargo, Carlos Fredo, Carlos Roberto Bueno, Celma Baptistella, Denise Caser, José Alberto Angelo, Maximiliano Miura, Paulo Coelho e Vagner Azarias Martins, pesquisadores do IEA. 

A cultura da Soja continua em expansão no Estado, de acordo com o levantamento,  a área de plantio foi ampliada em 5,2%, totalizando 1,16 mil ha. Também positivas são as estimativas de produção, 6,4% superior à de 2019/20 (4.083 mil/t); e de produtividade, 1,2% maior (3,4t/hectare). Considerando-se o avanço da colheita no Estado, não são esperadas variações relevantes na produção até o final desta safra. Os bons preços no mercado acompanhados pela rentabilidade são apontados como os principais fatores para que ano após ano a soja se estabeleça como uma das principais culturas de São Paulo, explicam os pesquisadores.  

A área do Amendoim tem previsão de crescimento de 9,3% em relação à safra passada, totalizando 168,4 mil ha, e de 5,4% na produção, chegando a 658,7 mil toneladas. A expectativa de produtividade é próxima a 156 sacas de 25 kg (3,9 t/ha). São Paulo continua sendo o maior produtor nacional de amendoim em grão, respondendo por aproximadamente 90% da safra brasileira.  

Os dados para a cultura do Trigo apresentam acréscimo em área de 4,8%, totalizando 105,3 mil ha em relação à safra passada. Aumento foi constatado também na produção (4,6%), estimada em 325,2 mil toneladas. O comportamento cambial desfavorável para compras de insumos no mercado externo e outros fatores (econômicos e pandemia) formam um panorama de incertezas ao produtor na decisão de expansão de área e produção para essa cultura.   

O atual levantamento estima em 323,6 mil ha a área total destinada ao cultivo do Milho – 1ª Safra, espaço 8,3% inferior ao último ciclo. Ao contrário da soja, que vem em constante avanço de área, o milho segue caminho oposto. Em relação à produção, houve queda em relação ao levantamento de fevereiro de 2021, em virtude possivelmente do clima mais seco do que a média de anos anteriores. Os resultados apontam redução de 0,5% na produtividade e queda de 8,7% na produção em relação à safra 2019/20. 

As incertezas sobre a produção do Milho Safrinha ainda permanecem, devido à previsão de volume baixo de chuvas em maio e calendário produtivo atrasado em virtude do plantio tardio da soja 2020/21. De qualquer forma, a expansão da área cultivada, estimada em 501,5 mil ha, já é uma certeza, expansão de 4,1% em relação à safra passada. Sobre a produção, os resultados são positivos, com aumento de 23% em relação a 2019/20. Contudo, essa possibilidade pode não ser confirmada se as condições climáticas forem adversas, alertam os pesquisadores. 

Para o Feijão da Seca (segunda safra), os resultados desse levantamento vêm confirmar a redução da lavoura já observada em fevereiro. Em relação à safra passada (2019/20), a área cultivada (11,9 mil ha) apresenta redução de 26,3% e uma produção menor em 31,4%, sendo esperada uma colheita de 24,2 mil toneladas com redução de 6,9% na produtividade, que pode ser atribuído às condições do clima com poucas chuvas registrada durante o período da cultura.  

No caso do Feijão de Inverno (terceira safra), as primeiras informações da safra 2020/21 apontam reduções de 19,6% de área plantada (20 mil ha) e de 18,8% na produção, quando comparadas com as da safra 2019/20. A estimativa inicial é de serem colhidas 53 mil toneladas com ganhos de 1% na produtividade. Essa primeira estimativa para o feijão de inverno é referente a soma das culturas irrigadas e de sem irrigação, sendo que 86,5% do total da área cultivada é conduzido em sistemas de irrigação e apresentam uma produtividade (2,8 t/ha) bem superior ao do cultivo sem irrigação (1,7 t/ha). 

O levantamento traz ainda detalhes das safras agrícolas de cana-de-açúcar, café, laranja e banana, e olerícolas como batata, tomate e cebola; além de apresentar o comportamento regional da safra de cada cultura por Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR). O próximo levantamento que será realizado em junho, trará informações mais precisas sobre área, produção e produtividade das culturas perenes. 

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e informações sobre as demais culturas agrícolas acompanhadas nesse levantamento, assim como conhecer a metodologia utilizada, clique aqui. 

Tags:

Fonte: IEA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto