Trigo em áreas de arroz é tema de roteiro técnico em São Borja

Publicado em 30/06/2021 17:13

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através da Coordenadoria Regional da Fronteira Oeste, promoveu na terça-feira (29) um roteiro técnico para produtores e técnicos dos municípios de Alegrete, Itaqui, Quaraí, Uruguaiana e São Borja. Foram visitadas duas propriedades no interior de São Borja que já estão desenvolvendo o manejo da cultura do trigo em áreas de arroz irrigado.

Pela manhã, o roteiro foi na Agropecuária Barchet, de João Barchet e seus filhos Emanuel e Tiago, que relataram suas experiências quanto à implementação das culturas em terras baixas. Emanuel destacou que o propósito da rotação ainda tem muito a ser estudada, principalmente na questão das drenagens das áreas, pois o benefício já é consolidado no conjunto de sistema da rotação de culturas com arroz irrigado.

No período da tarde, o roteiro sobre trigo na várzea teve um encontro na propriedade dos irmãos Edson e Carlos Alberto Colleto, que, através do agrônomo Albano Strieder, apresentaram suas experiências com o plantio do trigo em rotação com a cultura do arroz irrigado. Foram abordados assuntos referentes à qualidade industrial do grão, ciclo da cultura, trigo sobre taipas, controle de plantas daninhas, benefícios no sistema, adubação, manejo de drenagem, população de plantas e produtividade.

O evento foi organizado pela Coordenadoria da Fronteira Oeste do Irga, por meio do planejamento das equipes dos 8º e 12º Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural, que mesmo em tempo de pandemia se organizaram para que os produtores e seus colaboradores pudessem receber treinamento de forma segura e respeitando os protocolos da Covid-19 (novo coronavírus).

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS