Strategie Grains eleva estimativas para safra e exportações de grãos da UE

Publicado em 15/07/2021 09:54

A Strategie Grains elevou nesta quinta-feira suas estimativas mensais para as três principais safras de cereais da União Europeia na temporada 2021/22 --o que, segundo a consultoria, ajudará o bloco a atender à maior demanda projetada para os mercados globais.

A empresa, porém, também ecoou preocupações cada vez maiores com o potencial impacto do tempo úmido visto recentemente em áreas do sudeste e oeste da UE sobre a qualidade dos grãos.

A consultoria projetou que o bloco de 27 países produzirá 133 milhões de toneladas de trigo soft em 2021, ante 131,1 milhões de toneladas na estimativa de junho. A projeção supera a safra do ano passado em mais de 14 milhões de toneladas.

Para a cevada, a Strategie Grains elevou sua previsão para a safra 2021 a 55 milhões de toneladas, versus 53,9 milhões na estimativa anterior, embora permaneça levemente abaixo da marca de 55,4 milhões de toneladas atingida no ano passado.

As grandes safras de trigo e cevada, aliadas às expectativas de maior demanda internacional, devem beneficiar os embarques da UE neste ano, disse a consultoria, que agora vê as exportações de trigo soft do bloco em 31 milhões de toneladas, contra 28,6 milhões de toneladas na previsão do mês passado.

A Strategie Grains também elevou sua estimativa para a safra de milho da UE, que costuma ser colhida no outono local, a 65,7 milhões de toneladas, versus 65,3 milhões na previsão anterior.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025