Camil expande atuação na América do Sul com aquisição de ativos no Equador

Publicado em 28/07/2021 10:27

A Camil Alimentos fechou acordo avaliado em 36,5 milhões de dólares para adquirir uma produtora e processadora de arroz no Equador, expandindo agora a atuação para cinco países da América do Sul em linha com sua estratégia de crescimento, disse um diretor nesta quarta-feira.

O acordo inclui direitos, marcas e contratos relacionados aos negócios da Agroindustrias Dajahu, além da totalidade das ações de emissão da companhia Transportes Ronaljavhu no Equador, informou a empresa na noite de terça-feira.

A Camil, que atua no Brasil, Uruguai, Chile e Peru, avalia que a aquisição de uma das líderes em arroz no Equador ainda traz potencial de crescimento para outros produtos, em um segundo momento, assim como aponta para expansões em outros países sul-americanos.

"Em um primeiro momento, queremos conhecer o mercado, crescer no segmento de arroz, e depois... entrar em outras categorias, na parte do pescado o Equador é fornecedor grande no setor de atum", disse o diretor financeiro da Camil, Flávio Vargas, à Reuters.

"Ali, futuramente podemos olhar, com o conhecimento local, conseguir alavancar outros negócios, mas no primeiro momento é crescer em arroz", acrescentou ele.

No chamado "arroz envelhecido", um produto premium, a Dajahu tem fatia de mercado de 20% no Equador, enquanto detém 7% de participação das vendas totais de arroz no país.

Segundo ele, a aquisição é "relativamente pequena" considerando o tamanho da Camil, mas está dentro da estratégia da companhia, que tem conseguido ampliar os negócios adquiridos com ganhos de eficiência e sinergias.

Vargas disse ainda que a Camil vê oportunidades em países como Colômbia, Argentina e Venezuela, mas aguarda o melhor "timing" político e econômico.

"Mas são países que mantemos no radar", destacou.

No Brasil, ele considerou que o consumo de arroz continua forte, e o mercado está mais favorável para operações de fusões e aquisições, considerada a melhor forma de ganhar participação no segmento.

Diferentemente do que acontece em outras nações onde atua, em que o foco é o mercado de arroz, no Brasil a companhia comercializa, além de grãos, o açúcar refinado, com as marcas União e Da Barra, e também os enlatados Coqueiro e Pescador.

A empresa disse ainda que celebrou com a IFC uma carta-mandato para o financiamento de 100% da aquisição no Equador. A concessão do empréstimo está sujeita à realização de diligências e a negociação dos contratos definitivos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto