CNA apresenta perspectivas para o setor de grãos

Publicado em 11/08/2021 15:49

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da live “Por trás dos Números do Setor Pet”, na terça (10), promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

O encontro contou com a participação do assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Fábio Carneiro, e do presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.

Carneiro fez uma apresentação sobre as perspectivas para o setor de grãos brasileiro, especialmente soja, milho, trigo e arroz. Ele analisou pontos como a safra brasileira de grãos 2020/2021, previsões de produção e estoques finais dos Estados Unidos, exportações, importações, preços e custos de produção.

Segundo o assessor técnico da Confederação, o cenário de soja aponta para uma oferta maior para o mercado doméstico no segundo semestre na comparação com 2020. Entre os motivos estão a maior produção em 2021 e as exportações de janeiro a julho estarem abaixo que no mesmo período de 2020.

Em relação ao milho, a previsão é de oferta apertada até maio de 2022. Para melhorar o quadro, a CNA propôs um incentivo de plantio para o milho 1ª safra e vem trabalhando para a redução aos danos da cigarrinha no campo, além de ter apoiado a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) até final de 2021.

“A soja superou as previsões e tivemos uma produção de 136 milhões de toneladas. A preocupação maior é com o milho, que está com preços subindo. Tínhamos a expectativa que seria uma safra recorde, mas a falta de chuvas e as geadas provocaram uma redução significativa no milho 2ª safra. A projeção aponta que teremos 16 milhões de toneladas a menos que na safra passada”, afirmou Carneiro.

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.