PIAUÍ – Pesquisa de safra colhe informações sobre a intenção de plantio dos produtores

Publicado em 23/09/2021 14:49

A coleta de dados para o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 foi iniciada nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em todo o país. Seguindo o planejamento das pesquisas de safra, o trabalho no Piauí será realizado remotamente, com produtores, cooperativas, associações, empresas de consultoria do agronegócio, revendas, empresas de assistência técnica e extensão rural, dentre outros.

Durante o estudo, técnicos da Companhia investigam as intenções de plantio para a safra de verão 2021/2022, com informações sobre a área a ser plantada, pacote tecnológico utilizado, financiamento de custeio e outros aspectos acerca das culturas de soja, milho, arroz, feijão, algodão e sorgo.

“Normalmente o plantio inicia no final do mês de outubro, conforme calendário agrícola local, por isso a pesquisa no estado, nesse primeiro momento, concentra-se mais nas intenções de plantio”, informa o superintendente da Conab no Piauí, Danilo Viana. “Como a atualização da safra pela Companhia é mensal, vamos apurando as estimativas a cada levantamento.”

Na conclusão da safra passada (2020/2021), a produção piauiense de grãos sofreu fortes reduções nos cultivos de algodão, sorgo, feijão e milho 1ª safra, e fechou o ciclo com volume total previsto em 5 milhões de toneladas de grãos. No entanto, outras culturas tiveram acréscimo expressivo de área, como a soja e o milho 2ª safra, o que refletiu também no aumento da área total cultivada no estado.

Para a nova safra (2021/2022), os municípios acompanhados na coleta de dados nesta etapa são Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Santa Filomena, Corrente, dentre outros. A pesquisa foi iniciada no dia 19/09 e segue até este sábado (25). A divulgação dos resultados desta pesquisa será realizada no dia 7 de outubro, durante o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.