Crop Tour Argentina: Lavouras de soja em regiões de Córdoba têm bom porte, mas precisam de chuvas para não perder ainda mais potencial

Publicado em 08/02/2022 08:44

Da província de Santa Fé com direção à Córdoba, o Crop Tour Argentina 2022 começou a registrar, no terceiro dia do tour, lavouras de soja com porte melhor, porém, que precisam de chuvas expressivas para se recuperaram e não perderem ainda mais de seu potencial produtivo. O solo das regiões visitadas nesta segunda-feira (7) estão bastante secos, apesar das precipitações das última semanas, dadas as elevadas temperaturas. 

"Córdoba tem recebido melhores chuvas do que Santa Fé, Buenos Aires. E saindo de Santa Fé, em direção a oeste, começamos a perceber que as lavouras estavam melhores do que as vistas anteriormente, percebendo que havia solos mais secos, outros mais úmidos, e o milho também melhor. Pudemos ver que, na média, a soja estava boa, ainda em fase produtiva, porém, com algumas áreas que sofreram mais com a seca. As lavouras deram uma boa recuperadas, mas o solos estão secos e as temperaturas voltaram a subir", relatou Ginaldo Sousa, diretor geral do Grupo Labhoro. 

No entanto, ele destaca ainda que os campos de soja seguem agora para sua fase reprodutiva, em que a umidade é determinante e em que as plantas precisam de cerca de 8 mm por dia, ou seja, 240 mm por mês de chuvas, o que não está previsto nos mapas climáticos para o período. 

"Ao se observar as previsões para os próximos 15 dias são chuvas bem abaixo do normal e essa soja tende a sofrer", diz. 

 

Sobre o milho da região, Sousa afirma que o cenário também é diferente, uma vez que são campos tendo sido plantados mais tarde, também com um tempo de recuperação maior em relação às províncias de Santa Fé e Buenos Aires. 

>> Clique AQUI para ver mais fotos e vídeos do Crop Tour Argentina 2022

"Essa província, dependo do que vier a frente, ainda pode ter boa produção, mas não é isso que (a previsão climática) indica. As lavouras precisam de chuvas e as chuvas estão bem abaixo do normal, e as temperaturas estão altas. Tudo depende do clima daqui para frente", complementa o diretor do Grupo Labhoro. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto