Plantio de arroz na Índia fica atrasado após chuvas fracas

Publicado em 01/07/2022 11:21

Por Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav

NOVA DÉLHI/MUMBAI (Reuters) - Os produtores de arroz da Índia plantaram 4,3 milhões de hectares com o grão até agora nesta temporada, mostraram dados do Ministério da Agricultura na sexta-feira, uma queda de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, após chuvas abaixo do normal em junho.

Milhões de agricultores indianos plantam culturas como arroz, milho, algodão, soja e cana-de-açúcar nos meses de monção de junho e julho, com a colheita começando em outubro.

A Índia provavelmente receberá chuvas de monção entre 94% e 106% da média em julho, o mês crucial para o plantio de safras de verão.

"Bengala Ocidental, Odisha e Chhattisgarh precisam imediatamente de dois a três bons períodos de chuva, ou tanto a área quanto a produtividade podem ser afetadas", disse um negociante de Mumbai, referindo-se aos principais Estados produtores de arroz no país, maior exportador mundial da commodity.

O plantio de arroz pode aumentar, mas a baixa precipitação pode afetar o rendimento das colheitas, disse o comerciante, que não quis ser identificado porque não está autorizado a falar com a mídia.

As chuvas irregulares das monções prejudicariam a colheita e reduziriam os rendimentos, levando a uma redução nos estoques do Estado que desencadearia restrições às exportações para garantir suprimentos suficientes para os 1,4 bilhão de habitantes do país.

A área plantada com algodão totalizou 6,4 milhões de hectares, ante 6,2 milhões de hectares um ano antes.

A semeadura da soja, principal oleaginosa de verão, ficou praticamente inalterada em 3 milhões de hectares.

O plantio de cana-de-açúcar ficou praticamente inalterado em 5,3 milhões de hectares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.