Ucrânia colheu 3,6 mi t de grãos com baixo rendimento até agora, diz ministério

Publicado em 15/07/2022 09:50

KIEV (Reuters) - Agricultores ucranianos colheram 3,6 milhões de toneladas de grãos da temporada de 2022 em cerca de 10% da área semeada, disse o Ministério da Agricultura da Ucrânia nesta sexta-feira.

Em comunicado, o ministério disse que o rendimento médio foi de 2,93 toneladas por hectare.

Os dados mostraram que o volume colhido incluiu 1,7 milhão de toneladas de trigo com rendimento médio de 2,88 toneladas por hectare, 1,8 milhão de toneladas de cevada com rendimento de 3,09 toneladas por hectare e 77,3 mil toneladas de ervilhas com rendimento de 1,84 tonelada.

O rendimento de grãos está muito abaixo do nível do ano passado, o que é explicado por analistas e produtores tanto pelo forte aumento no custo de fertilizantes e outros materiais necessários devido aos portos bloqueados, quanto pelo clima desfavorável no sul do país, onde a colheita está em andamento.

No ano passado, o rendimento de trigo ficou em 4,53 toneladas por hectare e em 3,82 toneladas para a cevada. Já o rendimento geral de grãos foi de 5,38 toneladas.

O ministério disse que os agricultores também colheram 679.200 toneladas de colza de 133.700 hectares, ou 11% da área semeada.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago