Etapa Planalto do Programa Duas Safras ocorre em Passo Fundo

Publicado em 22/09/2022 12:02
Seminário acontece no dia 4 de outubro e tem inscrições abertas até a véspera

O seminário do Programa Duas Safras chega a Passo Fundo em 4 de outubro para a sua Etapa Planalto. Aberto ao público, a atividade ocorre no Centro de Eventos Gran Palazzo da cidade, a partir das oito horas. Inscrições podem ser realizadas até 3 de outubro.

De acordo com o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, as palestras dessa edição terão foco no cultivo de trigo, um cereal de inverno, e no cultivo de milho, uma cultura de verão, como alternativas rentáveis para produção em áreas de várzea. Além disso, será discutida a produção da soja com os cereais de inverno, garantindo a colheita de duas safras por ano.

"Levar o programa Duas Safras a Passo Fundo significa aportar para esta região a possibilidade de se envolver na busca pela intensificação dos processos produtivos no Estado, que tem relação direta com a ampliação da produção agrícola de inverno", explica. O Superintendente frisa que melhorar a utilização das regiões de inverno vai colaborar para a otimização de recursos naturais, humanos e financeiros à disposição da produção agropecuária.

"Estaremos dinamizando os resultados de outras culturas agrícolas, como a soja e o arroz, e contribuindo com a intensificação de avicultura e suinocultura através de uma maior oferta de insumos para produção de rações e para as atividades de pecuária; o fortalecimento da produção de forrageiras também impactará o pastejo animal e alimentos conservados", complementa.

Moderado pelo economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, o primeiro painel do seminário discute os cenários econômicos e mercadológicos ao lado dos palestrantes Jorge Lemainski (Chefe Geral da Embrapa Trigo), José Eduardo dos Santos (Presidente Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura) e Tarcísio Minetto (Gerente de Relações Institucionais e Sindical da Ocergs).

No segundo painel, Giovani S. Faé, da Embrapa Trigo, e Fauro Loreto da Rocha, produtor da Agropecuária São Miguel, debatem a rentabilidade do trigo na prática. Já no painel 3, Marcos Rubens Figueiredo, do Sementes Pioneer (Passo Fundo/RS), e Lisandro Webber, do Sementes Webber (Coxilha/RS), abordam os desafios de inserir o milho na região do planalto com alta produtividade.

Por fim, o painel 4 levanta a integração da soja com o Programa Duas Safras a partir das palestras de Osmar Conte, da Embrapa Trigo, e de Antoli Fauth Mello, da Fazenda Santo Antônio em Coxilha/RS. Eles contam estratégias para harmonização de sistemas de produção agrícola e um case de sucesso na diversificação prudutiva.

As próximas edições do seminário ocorrem até o final do ano, customizadas conforme as características de cada região. Inscrições para a Etapa Planalto devem ser feitas através do site: https://www.senar-rs.com.br/inscricao/.

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Farsul, Senar-RS, Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav, Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja. As entidades promotoras coordenam esforços para intensificar a produção sustentável da agropecuária no Rio Grande do Sul: otimização de áreas produtivas de inverno, ampliação da produção de cereais, produção de milho em áreas de várzea e de forragens de inverno destinados à pecuária estão entre as pautas dos eventos.

A medida promete ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB do Estado seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. "A ideia é alcançarmos esse incremento até o ano de 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado", afirma Eduardo Condorelli.

Serviço: "Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro" - Etapa Planalto
Quando: 4 de outubro, às 8h
Onde: Gran Palazzo - Centro de Eventos (Avenida Antônio Marinho de Albuquerque, 1275, Bairro Valinhos - Passo Fundo/RS)
Quanto: entrada franca
Inscrições até 3 de outubro: https://www.senar-rs.com.br/inscricao/

Fonte: Senar-RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto