Deral reduz previsão de safra de trigo do Paraná, mantém projeção para soja e milho

Publicado em 27/10/2022 16:11

SÃO PAULO (Reuters) – A safra de trigo do Paraná de 2022 foi estimada em 3,57 milhões de toneladas, ante 3,79 milhões de toneladas na previsão de setembro, informou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), que ajustou os números mensais considerando problemas climáticos.

Ainda assim, a produção teria potencial de crescer 11% na comparação anual, em que pese o Deral considere que uma parte da safra sofrerá com problemas de qualidade devido a chuvas no período da colheita.

“Tem efeito da seca, tem efeito obviamente das chuvas e das geadas, diria que o principal fator de baixa de produtividade agora são as chuvas, antes era a seca”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Deral.

Segundo ele, as baixas na produtividade estimadas estão mais concentradas no oeste e sudoeste do Estado. Sobre a qualidade, o índice de trigo que poderá ser destinado para ração, devido às condições de umidade na safra, só ficará claro ao final da colheita.

As chuvas, embora tenham também atrasado as atividades de plantio de verão, têm sido de forma geral favoráveis para as lavouras que estão sendo plantadas ou em fase inicial de desenvolvimento, segundo o Deral.

O Paraná, um dos maiores produtores de grãos do Brasil, poderá colher uma safra recorde de soja em 2022/23 de 21,47 milhões de toneladas, número praticamente estável ante previsão de setembro, segundo levantamento do Deral.

A primeira safra de milho do Estado no ciclo 2022/23 foi estimada em 3,89 milhões de toneladas, aumento de 31% na comparação anual e praticamente estável ante a projeção do mês anterior.

“Ambas culturas mantém estáveis… Neste momento, a expectativa é de safra cheia. Condições de lavoura, em geral, boas para a maioria das áreas plantadas (de soja e milho). Considerando o clima bom dessa semana, a expectativa é que normalize o plantio no próximo relatório, da semana que vem”, disse Edmar Gervásio, do Deral.

O órgão do governo do Paraná ainda ajustou ligeiramente a previsão da segunda safra de milho 2021/22, recém-colhida, para 13,29 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora)

 

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pro Farmer reduz potencial do milho nos EUA, mas aponta soja para novo recorde
Pro Farmer: lavouras de Illinois decepcionam, enquanto milho de Iowa mostra potencial; doenças avançam na soja
Cofco confirma seu primeiro embarque de sorgo do Brasil para a China
IGC corta estimativas de safras globais de trigo e milho
Sorgo ganha mercado, supera milho em preço e pode colocar Brasil entre os líderes globais da cultura
Pro Farmer Crop Tour: primeiros resultados mostram impacto do clima e colocam em xeque potencial das lavouras dos EUA