Ucrânia estabelece plano para exportar mais grãos para países pobres

Publicado em 15/11/2022 17:30

KYIV, 15 de novembro (Reuters) - A Ucrânia quer alimentar pelo menos mais 5 milhões de pessoas que enfrentam escassez aguda de alimentos até o final da próxima primavera, de acordo com as propostas apresentadas pelo presidente Volodymyr Zelenskiy ao Grupo dos 20 países nesta terça-feira, disse um assessor sênior.

Zelenskiy também disse em uma cúpula do G20 que um acordo mediado pela ONU que facilitou o bloqueio russo aos portos ucranianos do Mar Negro deve ser estendido indefinidamente e incluir mais dois portos - Mykolaiv e Olvia.

Três portos já estão incluídos no acordo mediado pela ONU, que Zelenskiy disse ter permitido à Ucrânia exportar mais de 10 milhões de toneladas de produtos alimentícios desde julho. O acordo deve expirar em 19 de novembro e estão em andamento negociações para estendê -lo.

"O direito à alimentação é um direito fundamental de todas as pessoas no mundo", disse Zelenskiy em um discurso em vídeo aos líderes do G20 reunidos em Bali.

Definindo o que chamou de plano "Grão da Ucrânia", ele instou todos os países a se juntarem "à nossa iniciativa para ajudar os mais pobres com alimentos".

Andriy Yermak, chefe da equipe presidencial da Ucrânia, disse no aplicativo de mensagens Telegram que a Ucrânia separaria uma porção do trigo colhido para os países parceiros comprarem em nome dos países africanos à beira da fome.

"O programa prevê fornecer grãos a pelo menos 5 milhões de pessoas até o final da primavera de 2023", escreveu ele, acrescentando que será implementado em parceria com o Programa Mundial de Alimentos.

"Não daremos aos russos nenhuma oportunidade de criar um Holodomor 2.0", acrescentou Yermak, referindo-se à morte por fome de milhões de pessoas na então Ucrânia soviética na década de 1930.

Ele disse que um navio com 27.000 toneladas de trigo já partiu para a Etiópia como parte do programa e em coordenação com o governo alemão.

Reportagem de Dan Peleschuk; Edição por Kirsten Donovan

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Amplo excedente mantém pressão sobre cotações
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões