AgResource revisa safra de soja e de milho para cima 

Publicado em 22/11/2022 15:07

A AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company, revisou as estimativas de produção de soja e de milho para o ciclo 22/23. As revisões vêm em linha com a melhor entendimento da área plantada em alguns estados. 

Para a soja, a AgResource Brasil estima que o plantio em 74,66% da área total, até o dia 18 de novembro. Os dados indicam um ritmo mais lento quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) indicava naquele ano 85,7%. 

Um dos destaques é o estado do Tocantins e Bahia que apresentam aproximadamente metade da área total plantada nesse período de 2021. A falta de chuvas na região é o principal fator para o ritmo mais lento de plantio.  

A produção da oleaginosa da safra 22/23 também foi elevada devido ao aumento de área semeada nos estados do Goiás, Minas Gerais, Pará e Tocantins. Com isso, a área total foi incrementada em 0,59% atingindo 43,31 milhões de hectares no Brasil. A produção deve seguir o aumento de área e totalizar 153,55 milhões de toneladas, elevação de 0,61% em relação ao número anterior e 22,30% maior que no ciclo 21/22. 

No milho, houve incremento na área em 2,23%, totalizando em 22,8 milhões de hectares. Os maiores ajustes ocorreram no centro-oeste do Brasil, com incremento de área nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A produtividade da primeira safra foi reduzida em alguns estados, porém, o aumento de área foi capaz de compensar as perdas produtivas, e trouxe um ligeiro aumento de produção de 127,23 para 127,68 milhões de toneladas.  

Fonte: AgResource

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Amplo excedente mantém pressão sobre cotações
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões