Ministério da Economia da Ucrânia vê safra de grãos de 2023 cair a 49,5 mi t, diz agência

Publicado em 01/02/2023 10:06

KIEV (Reuters) – A colheita de grãos da Ucrânia pode cair novamente em 2023 para 49,5 milhões de toneladas, ante cerca de 51 milhões de toneladas esperadas em 2022, disse a agência de notícias Interfax Ukraine citando o vice-ministro da Economia, Denys Kudyn, nesta quarta-feira.

A Ucrânia colheu um recorde de 86 milhões de toneladas de grãos em 2021, mas seu setor agrícola foi atingido pela invasão russa, com faixas de terra no leste, sul e norte do país ocupadas ou danificadas pelos conflitos.

Kudyn foi citado como tendo dito que, mesmo com uma colheita menor, o ministério não viu necessidade de reduzir as exportações de grãos, pois o país tinha alimentos suficientes para cobrir todas as necessidades.

“Através de licenciamentos, recebemos informação sobre o volume exportado, e se virmos que o balanço não vai convergir, que o nosso consumo interno corre o risco de não ser assegurado, reservamo-nos o direito de restringir as exportações”, afirmou.

Produtores agrícolas ucranianos disseram nesta semana que a colheita de grãos deve cair para 35 milhões a 40 milhões de toneladas em 2023, incluindo de 12 milhões a 15 milhões de toneladas de trigo e 15-17 milhões de toneladas de milho.

Eles disseram que a baixa produção de trigo pode levar a uma certa escassez de grãos para consumo local, o que pode levar a restrições nas exportações de trigo para alimentos.

(Por Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões
Arroz/Cepea: Ainda lentos, negócios visam atender ao PEP e Pepro