Condição do trigo dos EUA melhora, diz USDA; plantio de milho e soja avança

Publicado em 02/05/2023 08:35

CHICAGO (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos EUA classificou 28% do trigo de inverno dos EUA em condições boas a excelentes, um aumento de 2 pontos percentuais em relação à semana passada após chuvas muito necessárias nas Planícies, mas ainda ficando entre as taxas mais baixas já registradas para esta época do ano.

As avaliações do trigo divulgadas na segunda-feira vieram em linha com a expectativa média em uma pesquisa da Reuters com 10 analistas. As estimativas variaram de 25% a 31% para a classificação "bom a excelente".

Uma safra reduzida do quinto exportador mundial de grãos alimentícios deixa o mundo mais vulnerável à escassez, dada a incerteza sobre o futuro de um acordo apoiado pela ONU para permitir que a Ucrânia exporte grãos através do Mar Negro.

Apesar da melhora, as classificações de bom a excelente para o trigo de inverno na 17ª semana do ano civil ficaram abaixo de 30% apenas três outras vezes nos registros do USDA datados do final da década de 1980, incluindo 2022 em 27%, 1996 em 27%, e 1989 em 23%.

Aproximadamente 51% da safra de trigo de inverno dos EUA ainda estava em áreas que enfrentam seca em 25 de abril, disse o governo na semana passada. As áreas mais atingidas incluem partes do oeste do Kansas e Oklahoma, grandes produtores de trigo vermelho duro de inverno, que é a principal classe de trigo dos EUA.

Para o milho, o USDA disse que o plantio estava 26% completo no domingo, logo abaixo da estimativa média dos analistas de 27% e igualando a média de cinco anos.

O plantio de soja nos EUA estava 19% concluído, acima da estimativa média dos analistas de 17% e da média de cinco anos de 11%.

A safra de trigo de primavera dos EUA estava 12% plantada, disse o USDA, ficando abaixo da expectativa média dos analistas de 14% e da média de cinco anos de 22%.

(Reportagem de Julie Ingwersen)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja