Ucrânia diz que Rússia efetivamente interrompeu acordo de grãos no Mar Negro

Publicado em 08/05/2023 09:26 e atualizado em 08/05/2023 09:58

KIEV (Reuters) - A Rússia efetivamente interrompeu o acordo de grãos do Mar Negro ao se recusar a registrar navios que chegam, disse o ministério de reconstrução da Ucrânia nesta segunda-feira.

Os portos ucranianos do Mar Negro foram bloqueados após a invasão da Rússia no ano passado, mas o acesso a três deles foi liberado em julho passado sob um acordo entre Moscou e Kiev mediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

"A Federação Russa mais uma vez interrompeu efetivamente a Iniciativa de Grãos ao se recusar a registrar os navios que chegavam e realizar suas inspeções. Essa abordagem contradiz os termos do acordo atual", disse o ministério em um comunicado.

Ele disse que 90 navios, incluindo 62 navios para carregamento, aguardavam nas águas territoriais da Turquia a aprovação para seguir para os portos ucranianos.

Moscou ameaçou desistir do acordo destinado a ajudar a aliviar a crise alimentar global. A Turquia e as Nações Unidas estão trabalhando para estender a iniciativa, que expira em 18 de maio.

(Reportagem de Olena Harmash)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago