Ucrânia inicia exportações de grãos em 2023/24 com volumes modestos

Publicado em 03/07/2023 11:29 e atualizado em 03/07/2023 12:45

KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia nos primeiros dias de julho, o primeiro mês da nova temporada 2023/24 (julho/junho), totalizaram 34.000 toneladas métricas, metade do registrado no mesmo período de 2022, informou o Ministério da Agricultura na segunda-feira.

O ministério disse que o volume na nova temporada até agora inclui 9.000 toneladas de trigo e 25.000 toneladas de milho.

As exportações para toda a temporada 2022/23 ficaram em quase 49 milhões de toneladas, superando o nível do ciclo anterior de 48,4 milhões de toneladas.

A associação empresarial UCAB disse que a exportação totalizou em junho 3,8 milhões de toneladas de grãos, além de 513,5 mil toneladas de óleo vegetal.

Quase metade do volume, 2 milhões de toneladas, foi embarcado para o exterior a partir de portos profundos do Mar Negro sob o acordo mediado pelas Nações Unidas e a Turquia em julho passado, para enfrentar uma crise alimentar global agravada pela invasão russa da Ucrânia e um bloqueio dos portos ucranianos.

Autoridades ucranianas disseram que a Rússia está de fato bloqueando os embarques no Mar Negro, e que Kiev deve estar pronta para exportar grãos quase exclusivamente por meio de seus portos no rio Danúbio.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semana termina com soja e milho pressionados pela oferta e pela retirada do prêmio de risco do Mar Negro
Plantio da safra de verão alcança 55% da área da Capal em São Paulo
Argentina avança no plantio da soja com boa umidade do solo; milho e arroz evoluem à frente de 2025
Deral eleva previsão de safra de soja do Paraná, reduz a de trigo e faz alerta sobre chuvas
Arroz/Cepea: Indústrias abastecidas e menor demanda externa limitam negócios
Anec reduz previsão de exportação de milho e soja do Brasil em outubro