Ucrânia suspende corredor de grãos devido à ameaça de russos, diz consultoria

Publicado em 26/10/2023 08:43

KIEV (Reuters) - A Ucrânia suspendeu o uso de seu novo corredor de grãos do Mar Negro devido ao que considera uma ameaça dos aviões de guerra russos, informou a consultoria Barva Invest, sediada em Kiev, na quinta-feira.

"Gostaríamos de informá-lo sobre uma suspensão temporária do tráfego de navios de e para (os portos). A proibição atual está em vigor em 26 de outubro, mas é possível que seja estendida", disse a consultoria no aplicativo de mensagens Telegram.

As autoridades ucranianas não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

A consultoria disse que uma suspensão de fato já estava em vigor há dois dias a pedido dos militares, que citaram uma ameaça do aumento da atividade da aviação militar russa na área.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na semana passada que havia ordenado que aviões de guerra russos com mísseis Kinzhal patrulhassem o Mar Negro.

A Ucrânia lançou um "corredor humanitário" para navios com destino aos mercados africanos e asiáticos em agosto, para tentar contornar um bloqueio no Mar Negro, depois que a Rússia abandonou um acordo que havia garantido as exportações marítimas de Kiev durante a guerra.

Autoridades ucranianas e fontes de transporte dizem que mais de 40 navios de carga entraram no corredor até o momento e 1,5 milhão de toneladas métricas de carga deixaram os portos marítimos ucranianos pelo corredor.

Grãos, sementes oleaginosas, óleos vegetais e farelos dominaram os embarques.

Os produtores agrícolas ucranianos disseram esta semana que a nova rota poderia permitir a exportação de até 2,5 milhões de toneladas de alimentos por mês, quase compensando o impacto da decisão da Rússia de sair do acordo anterior firmado pela ONU.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago