Exportações de grãos da Ucrânia chegam a 3,7 milhões de toneladas em janeiro até agora, diz ministério

Publicado em 24/01/2024 07:59 e atualizado em 24/01/2024 08:52

KIEV (Reuters) - A Ucrânia exportou quase 3,7 milhões de toneladas métricas de grãos até agora neste mês, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

O ministério não deu nenhuma comparação exata com um ano atrás. As exportações totalizaram quase 3 milhões de toneladas entre 1º e 25 de janeiro de 2023.

O ministério não deu explicação para o aumento.

O ministro da Agricultura da Ucrânia disse na semana passada que os volumes de exportação poderiam diminuir este mês devido à crise no Mar Vermelho.

As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização de julho a junho de 2023/24 até agora caíram para cerca de 22,1 milhões de toneladas, ante 25,7 milhões na mesma fase do ano passado, mostraram os dados.

As exportações incluíram 8,7 milhões de toneladas de trigo, 12 milhões de toneladas de milho e 1,3 milhões de toneladas de cevada.

A Ucrânia tradicionalmente envia a maior parte das suas exportações através dos portos de águas profundas do Mar Negro.

O governo ucraniano espera uma colheita de 81,3 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas em 2023, com um excedente exportável em 2023/24 de cerca de 50 milhões de toneladas.


(Reportagem de Pavel Polityuk; edição de Sharon Singleton)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Excesso de chuva provoca perdas, atrasos e problemas de qualidade em lavouras do Paraná, aponta Deral
Arroz/Cepea: Média de outubro é a maior desde fev/25
Soja adiantada favorece janela do milho em MT, mas distribuição das chuvas ainda preocupa
Semeadura do feijão 1ª safra ganha ritmo e encosta na média histórica
Feijão/Cepea: Preto atinge maior patamar em dois anos
USDA: Inspeções de soja superam 2,44 milhões de toneladas e acumulam alta de 56% na temporada