Mercado da soja e milho e biocombustíveis serão temas do Fórum Nacional da Soja

Publicado em 28/02/2024 15:17
Evento promovido pela FecoAgro/RS e Cotrijal durante a Expodireto, em Não-Me-Toque, apresentará cenários e tendências aos produtores

Tradicional evento dentro da Expodireto Cotrijal, o Fórum Nacional da Soja chega a sua 34ª edição trazendo importantes debates sobre o agronegócio brasileiro. Organizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e Cotrijal, com apoio da CCGL Termasa - Tergrasa e do Sescoop RS, o evento trará na terça-feira, 5 de março, a partir das 9h no Auditório Central do Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque (RS), dois painelistas.

O primeiro deles será o fundador e CEO da Agroconsult, André Pessoa, com a palestra "Cenários Agroconsult para os Mercados de Soja e Milho - Safra 2023/2024". Pessoa é, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Economia Aplicada pela Esalq/USP. Conselheiro Certificado por experiência pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é membro do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A., do Grupo Cavalca S.A. e do Grupo Otávio Lage, além de Membro do Conselho Consultivo da Agroterenas S.A. Citrus, da Ihara S.A. e do Grupo Akwwa. O fundador da Agroconsult também é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp e do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), além de Membro Titular da Câmara de Commodities Agrícolas da B3. Membro do Conselho Curador da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O segundo palestrante será Erasmo Carlos Battistella, que abordará o tema "Biocombustíveis e energia renovável no cenário atual e perspectivas". Battistella é considerado um dos mais influentes empresários do agronegócio brasileiro, referência na área de bioenergia e líder na produção de biodiesel no país. É técnico agrícola e administrador de empresas e, conta com mais de 20 anos de experiência em operações de Combustíveis, Petróleo, Gás e Agroenergia. É fundador e Presidente da Be8 e do Grupo ECB; Cofundador e Diretor do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio).

Sobre os palestrantes, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, lembra que André Pessoa é um conhecedor do mercado, que traz com o Rally da Safra “informações importantes que podem nos indicar dados mais atualizados sobre perdas e produtividades no Brasil inteiro. O André Pessoa é uma pessoa altamente conhecida entre as cooperativas e no setor de grãos e certamente tem muita informação”. Já sobre o tema discutido por Batistella, o dirigente salienta que é uma questão importante, pois há um novo aumento da participação do biodiesel na composição do diesel no Brasil. “É um biocombustível renovável, um exemplo para o mundo, e quando entra um grão de forma expressiva na produção de biocombustíveis, aumenta a demanda deste produto e isso é bom para o mercado de soja”, destaca.

O Fórum Nacional da Soja se transformou em um importante encontro de lideranças das cooperativas agropecuárias, técnicos, produtores, especialistas em mercados, pesquisadores e agentes governamentais para debater diferentes aspectos da produção, comercialização, exportação, beneficiamento, abastecimento interno e externo da soja e seus derivados, com foco nas tendências do mercado. Também como propósito, o Fórum contribuiu na discussão de perspectivas estratégicas do agronegócio do Rio Grande do Sul.

O evento proporcionou em sua trajetória grandes debates sobre temas relevantes relacionados ao complexo produtivo da soja, tais como: globalização de mercado; biotecnologia, soja orgânica, mercado internacional, custos de produção, financiamento do agronegócio, endividamento rural, securitização, política cambial, seguro agrícola, biocombustível, reforma e desoneração tributária, logística, custo Brasil, infraestrutura, competitividade da soja, agricultura de precisão, sustentabilidade e cenários do agronegócio.

Fonte: FecoAgro/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja