Governo aprova redução a zero de tarifa de importação de arroz

Publicado em 20/05/2024 15:58

BRASÍLIA (Reuters) - O comitê gestor da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta segunda-feira a redução a zero do imposto de importação de três tipo de arroz para evitar problemas de oferta do produto com as enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Dois tipos de arroz não parbolizado e um tipo polido foram incluídos na lista de exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul, o que permite ao país mexer na tarifa sem consultar os demais membros do bloco.

Em nota, o Mdic afirmou que a maioria das importações de arroz do Brasil são feitas de países do Mercosul já com tarifa zero, mas que há "potencial" para importar o produto de outros países, como Tailândia.

A tarifa zerada passará a valer a partir da edição da decisão no Diário Oficial e vai vigorar até 31 de dezembro.

Há dez dias, o governo editou uma medida provisória autorizando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a comprar arroz importado em caráter excepcional, em volume de até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiados ou em casca.

(Por Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IGC reduz safra mundial de trigo e milho em 2026/27
Arroz/Cepea: Custos em alta e expectativa por leilões
Próxima safra de arroz enfrenta incertezas e pressão financeira
Sorgo avança no segmento de bebidas e revela potencial para cerveja sem glúten
Combustível e fertilizantes pesam no bolso e custos para safra 26/27 de soja, milho e algodão disparam
Colheita do arroz passa dos 77% no Brasil, enquanto a do feijão supera os 81%, relata Conab