CNA participa da reunião da Câmara Setorial de Arroz
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (22), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Arroz do Ministério da Agricultura.
O encontro discutiu as perdas causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, principal estado produtor de arroz, e as medidas adotadas pelo Governo Federal sob o pretexto de mitigar os impactos no abastecendo interno, por conta das adversidades climáticas.
As principais medidas são a isenção de tarifas de importação para três tipos de arroz e a promoção de leilões públicos da Conab para a aquisição de até 1 milhão de toneladas do arroz beneficiado vindo de outros países.
Segundo o representante da CNA na Câmara, Francisco Schardong, e entidades de rizicultores, as medidas do governo são prejudiciais, desestimulando a cadeia produtiva nacional e incentivando a redução de área de produção do cereal e a migração para outras culturas.
Os produtores de arroz avaliam que, mesmo com a queda de oferta provocada por inundações, a safra gaúcha é suficiente para abastecer o mercado brasileiro.
Os representantes da Câmara decidiram elaborar um documento de posicionamento contrário às medidas do governo.
O presidente do colegiado, Henrique Dornelles, solicitou reunião com o ministro Carlos Fávaro para discutir as ações.
0 comentário
Produção de grãos é estimada pela Conab em 354,8 milhões de toneladas na safra 2025/26
Arroz/Cepea: Sem encontrar suporte, preço inicia mais um mês em queda
Anec eleva previsões para embarques de milho, soja e farelo do Brasil em novembro
Brasil habilita primeiros estabelecimentos para exportação de DDGs e sorgo à China
Brasil habilita primeiros estabelecimentos para exportação de DDGs e sorgo à China
Índia deve despejar cerca de 30 milhões de toneladas de arroz no mercado mundial