Começou nesta segunda-feira (17) mais uma pesquisa para atualização da safra brasileira de grãos

Publicado em 18/06/2024 08:15

A equipe técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está em campo, a partir desta segunda-feira (17) até o dia 27 de junho, para coletar as informações que deverão compor o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024. A pesquisa será realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O levantamento também é feito remotamente, junto a agentes colaboradores ligados ao setor em cada estado, como produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, públicas e privadas, empresas de venda de insumos, comercialização, entre outros. Além das pesquisas subjetivas, a Conab utiliza o georreferenciamento das lavouras para auxiliar nas análises de produtividade e dimensionar a área.

O foco desta edição são as culturas de 2ª safra. Neste levantamento será avaliado principalmente o desempenho das lavouras de milho 2ª safra e do algodão, que já começaram a ser colhidas. Será avaliado também o desenvolvimento das culturas de sorgo, gergelim, girassol, amendoim e dos cultivos de inverno, com destaque para a cultura do trigo.

No caso do Rio Grande do Sul, o levantamento ainda será remoto, por telefone, videoconferência e por e-mail. Nesta época, a colheita da safra de verão no estado está praticamente finalizada e o plantio da safra de inverno mal começou, com poucas culturas em campo para serem avaliadas. Técnicos da Conab poderão ir a campo a partir do próximo mês.

Os números atualizados do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, com o resultado da produção em todo o país, serão divulgados no dia 13 de junho.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha semana com portos testando R$ 138/sc, acima da paridade; milho tem pressão mais acentuada
Soja fecha semana com portos testando R$ 138/sc, acima da paridade; milho tem pressão mais acentuada
Santa Catarina avança na preparação do solo para receber próxima safra de arroz
IAC comemora 139 anos com feijão gourmet tolerante ao escurecimento do grão
Chuvas no Paraná limitam colheita do milho e aumentam risco de doenças no trigo
Feijão/Cepea Qualidade dos lotes sustenta valorização