Trigo: Linhas de apoio do governo

Publicado em 22/12/2008 18:04
Enquanto a indústria não retoma a compra do trigo o mercado fica dependente das atuações do governo. Os principais mecanismos utilizados pelo poder central têm sido os leilões de venda de opções e de Prêmio para Escoamento da Produção (PEP). Vale lembrar que o trigo é componente da dieta alimentar na maioria dos países. Provavelmente foi o primeiro cereal cultivado pelo homem, favorecido pela característica de suportar longos períodos de armazenamento, permitindo o abastecimento na entressafra. O Brasil, apesar de possuir uma vasta fronteira agrícola, participa com apenas 0,6% da produção mundial.

Enquanto que a oferta mundial de trigo está concentrada em poucos países, na demanda ocorre o inverso. A maioria dos países depende de importações e depende do número reduzido de fornecedores. De acordo com Otmar Hubner, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Brasil tem um dos menores índices de consumo per capita de trigo do mundo. As prováveis causas do baixo consumo são o restrito poder aquisitivo e a diversidade de outros alimentos produzidos em seu território.

No entanto, a avaliação é que os brasileiros tendem a aumentar o consumo total, para o que deverão contribuir dois fatores principais: o crescimento populacional, que resulta em aumento da necessidade total; e a melhoria da renda interna que deverá refletir numa maior demanda pessoal a qual está em torno de 60 kg por habitante por ano.


Fonte: Folha de Londrina

Tags:

Fonte: Folha de Londrina

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto