Conab finaliza nesta semana mais uma pesquisa para atualização da safra brasileira de grãos

Publicado em 23/08/2024 08:11

Até o fim desta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa de campo para coletar as informações que irão compor o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024. O levantamento dos dados está sendo realizado em todos os estados produtores, com a presença em campo em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Pará, Bahia, Paraná e Pernambuco.

No trabalho de pesquisa atual, será verificada a finalização da colheita do milho 2ª safra e do algodão, em alguns estados. Também será visto o desenvolvimento das culturas de 3ª safra e de inverno, inclusive algumas frentes de colheita de feijão 3ª e trigo. Serão coletadas informações a respeito da área, produtividade e produção, bem como o estádio de desenvolvimento, condições das lavouras e fatores que influenciaram direta e indiretamente, a expectativa de produção.

Além do trabalho de campo, o levantamento também é feito remotamente, junto a agentes colaboradores ligados ao setor em cada estado, como produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, públicas e privadas, empresas de venda de insumos, comercialização, entre outros. Também são realizadas pesquisas subjetivas, na qual a Conab utiliza o georreferenciamento das lavouras para auxiliar nas análises de produtividade e dimensionar a área.

Os dados atualizados do 12º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, com o resultado da produção em todo o país, serão divulgados no dia 12 de setembro.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Entidades arrozeiras articulam medidas conjuntas para enfrentar crise da cadeia orizícola gaúcha
Tradings compram arroz em casca a R$ 62 e dão andamento ao escoamento da safra passada
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições em meio à forte expansão da cultura no Brasil
Arroz/Cepea: Aumento pontual da demanda sustenta valor
Oferta restrita e atraso na colheita sustentam alta do feijão em janeiro, aponta indicador Cepea/CNA
Reunião da Câmara Setorial do Arroz vai buscar alternativas práticas para crise do setor