Arroz: Pesquisadores chineses buscam aprendizado sobre o Cerrado

Publicado em 08/01/2009 21:20

A província de Guizhou, no sudoeste da China, vive um dilema semelhante ao Cerrado brasileiro. Região rica em recursos hídricos e conhecida pela exuberância de sua flora, o sudoeste chinês busca diversificar a produção agrícola, baseada no arroz irrigado, sem comprometer a biodiversidade. Para conhecer as tecnologias que contribuem com o aumento da produtividade agropecuária do Cerrado, onze pesquisadores da Academia de Ciências de Guizhou visitaram a Embrapa Cerrados (Planaltina – DF) na manhã de quarta-feira (7).

O engenheiro agrônomo Liu Changhu, vice-presidente da Academia de Guizhou, destacou que o sudoeste chinês é uma região montanhosa com cultivo de arroz irrigado. A produtividade, no entanto, está abaixo da média de 6,6 toneladas por hectare da China. Para o entomologista SongLin Yao, diretor do Instituto de Biologia de Guizhou, o desenvolvimento da agropecuária brasileira serve de exemplo para o sudoeste chinês diversificar a produção e aumentar a produtividade.

Os pesquisadores Geraldo Martha Júnior, Roberto Guimarães Júnior e Robélio Marchão, da equipe de produção animal da Embrapa Cerrados, explicaram os ganhos econômicos e ambientais da integração lavoura-pecuária (ILP). Segundo Martha, nos últimos 30 anos, foram poupados 58,3 milhões de hectares em razão dos ganhos de produtividade da agropecuária brasileira. A expansão da ILP é uma alternativa para intensificar o uso da terra nas áreas já desmatadas e preservar a vegetação nativa. 

A equipe de pesquisadores explicou aos chineses como a incorporação de tecnologias no sistema produtivo tem contribuído com ganhos de produtividade e menor expansão da fronteira agrícola. Martha enfatiza que o Cerrado comporta o avanço no cultivo da cana-de-açúcar em áreas de pastagem sem comprometer a produtividade da pecuária, desde que aplicadas tecnologias apropriadas como a ILP.

Para entender melhor algumas das várias possibilidades de execução da ILP, a comitiva de Guizhou visitou o campo experimental da Embrapa Cerrados. No local, uma área de 7 hectares originalmente tomada por pasto degradado, a equipe de pesquisa iniciou há 4 anos a transformação da terra em área produtiva e validou os estudos em fazendas do oeste baiano.

A recuperação teve início com plantio sucessivo de soja por dois anos, seguido por Brachiaria consorciada com milho. Após a colheita do milho, foram inseridas no sistema fêmeas Brasil Genética Nelore (BRGN) desmamadas num ensaio de ganho de peso.

 

Treinamento e financiamento

 

Conseguir treinar um número maior de produtores e ampliar o financiamento para compra de animais são vistos pela equipe de pesquisa como dois dos principais desafios para expandir o uso da ILP. A viabilidade dos sistemas silvipastoris também foi apresentada. “Culturas anuais geram receita a curto prazo. Pecuária e eucalipto irão gerar dinheiro no longo prazo”, comenta Martha. O pesquisador salienta ainda que as florestas podem ser utilizadas para vender crédito de carbono.

A comitiva chinesa segue de Brasília a Manaus, onde visita a Embrapa Amazônia Ocidental.  Durante a semana de estadia no Brasil, os pesquisadores tiveram reuniões no Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura do Distrito Federal e Universidade de Brasília.


Fonte: Embrapa Cerrados

Tags:

Fonte: Embrapa Cerrados

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto