Exportações de grãos e oleaginosas da Ucrânia avançaram em outubro, diz sindicato
KIEV (Reuters) - As exportações totais de grãos e sementes oleaginosas da Ucrânia por via marítima e fluvial totalizaram 5,28 milhões de toneladas métricas em outubro, bem acima dos 3,13 milhões de toneladas exportadas no ano anterior, informou o sindicato de comerciantes UGA nesta terça-feira.
A Ucrânia é um importante produtor e exportador global de grãos, óleos vegetais e sementes oleaginosas.
O volume do mês passado incluiu quase 4,8 milhões de toneladas exportadas pelo Mar Negro e 495.000 toneladas de carga transportada pelo rio Danúbio.
O sindicato disse que mais 515.000 toneladas de carga agrícola foram exportadas por via ferroviária e 142.000 toneladas por via rodoviária.
A UGA disse que a Ucrânia exportou 1,65 milhão de toneladas de trigo no mês passado, 1,93 milhão de toneladas de milho, 716 mil toneladas de soja, 475 mil toneladas de colza, 458 mil toneladas de óleo de girassol e 350 mil toneladas de cevada.
O analista APK-Inform disse que as exportações de soja atingiram um novo recorde, superando o recorde anterior de 561.500 toneladas em outubro de 2019.
O aumento significativo nos embarques de soja desde o início da temporada 2024/25 refletiu a crescente demanda pela safra ucraniana dos principais importadores -- a UE e a Turquia, disse a APK-Inform em um relatório.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Em ritmo de final de ano, foco do mercado de feijão permanece na qualidade das lavouras
Mercado doméstico de arroz segue apresentando cotações sob pressão
Melão/Cepea: Preço se mantém e vendas melhoram no Vale do São Francisco
Estoques de arroz da Índia atingem recorde, impulsionando perspectivas de exportação
Kiev está pronta para fornecer alimentos à Síria com suspensão do fornecimento russo
Exportações de grãos russos para Síria são suspensas por incertezas