Compradores de arroz filipinos atrasam 350.000 toneladas de cargas vietnamitas, dizem fontes

Publicado em 07/02/2025 07:26

Logotipo Reuters

CINGAPURA, 7 de fevereiro (Reuters) - Importadores de arroz nas Filipinas atrasaram compras de cerca de 350.000 toneladas métricas de arroz vietnamita e estão renegociando acordos, após uma queda acentuada nos preços, disseram duas fontes comerciais com conhecimento direto.

Os preços do arroz nos principais países exportadores caíram para níveis mínimos de cerca de dois anos depois que a Índia, de longe o maior fornecedor do grão, aliviou as restrições às vendas ao exterior no ano passado após uma colheita abundante.

"Houve uma grande queda nos preços do arroz vietnamita nas últimas semanas", disse um executivo sênior de Cingapura em uma empresa internacional de comércio de grãos. "Agora os compradores não estão dispostos a aceitar o arroz caro."

Importadores de arroz assinaram acordos de cerca de US$ 620 por tonelada métrica, com frete a bordo, para arroz aromático vietnamita no final do ano passado, mas agora o preço caiu para cerca de US$ 500 por tonelada, disseram as duas fontes comerciais.

"Isso está acontecendo logo antes do início da nova colheita no Vietnã", disse a segunda fonte de negociação em uma empresa internacional de negociação de arroz em Bangkok. "É um grande choque para os exportadores vietnamitas, pois alguns desses acordos podem se transformar em inadimplências."

As colheitas abundantes de arroz no Vietnã, o terceiro maior exportador do mundo, depois da Índia e da Tailândia, fornecerão estoque adicional para os mercados internacionais.

"A colheita está boa, maior que a do ano passado. Os preços do arroz provavelmente enfrentarão mais pressão", disse o trader de Cingapura.

No início desta semana, as Filipinas, um dos maiores importadores de arroz do mundo, declararam emergência de segurança alimentar para reduzir o custo do arroz, que, segundo o país, permaneceu elevado apesar dos preços globais mais baixos e da redução nas tarifas sobre o arroz no ano passado.

Os preços indianos atingiram esta semana o menor nível desde junho de 2023, enquanto os preços vietnamitas caíram para o nível mais fraco desde setembro de 2022.

O mercado de arroz se recuperou em 2023 depois que a Índia, de longe o maior exportador do mundo, restringiu as vendas no exterior devido às fracas chuvas de monções.

Mas os estoques de arroz na Índia atingiram um recorde no início de dezembro, atingindo mais de cinco vezes a meta do governo e potencialmente impulsionando as exportações.


Reportagem de Naveen Thukral; Edição de Michael Perry

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário