Exportações de arroz da Tailândia no primeiro trimestre caem 30% ao ano

Publicado em 21/04/2025 07:52

BANGCOC, 21 de abril (Reuters) - As exportações de arroz da Tailândia caíram 30% ao ano no primeiro trimestre deste ano, para 2,1 milhões de toneladas métricas, informou uma associação do setor na segunda-feira.

O declínio ocorreu porque os países atrasaram as decisões de compra e a Índia retomou as exportações de arroz, disse Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, aos repórteres.

As exportações anuais podem ficar abaixo da previsão de 7,5 milhões de toneladas, disse ele, mas os exportadores estavam vendo mais pedidos dos EUA após uma pausa de 90 dias na imposição de novas tarifas pesadas.

As exportações no segundo trimestre seriam semelhantes às dos primeiros três meses do ano, disse ele.

A tarifa de 36% imposta à segunda maior economia do Sudeste Asiático está entre as taxas mais altas impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

Uma delegação liderada pelo Ministro das Finanças Pichai Chunhavajira se reunirá com autoridades americanas em Washington esta semana para buscar tarifas mais baixas.

A Tailândia é o segundo maior exportador de arroz do mundo, mas pode perder esse título se as tarifas forem superiores a 10%, disse Chookiat.

No ano passado, a Tailândia embarcou 9,94 milhões de toneladas de arroz, no valor de 225,65 bilhões de bahts, sendo os EUA seu terceiro maior mercado em volume.

Reportagem de Chayut Setboonsarng e Orathai Sriring; Edição de Savio D'Souza

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Próxima safra de arroz enfrenta incertezas e pressão financeira
Sorgo avança no segmento de bebidas e revela potencial para cerveja sem glúten
Combustível e fertilizantes pesam no bolso e custos para safra 26/27 de soja, milho e algodão disparam
Colheita do arroz passa dos 77% no Brasil, enquanto a do feijão supera os 81%, relata Conab
Feijão/Cepea: Demanda sustenta reação do carioca; preto segue sob pressão
IMEA em Campo aponta produção recorde de soja em MT e alerta para impacto do clima no milho 2ª safra