Tailândia espera atingir meta de exportação de arroz este ano, diz autoridade

Publicado em 06/05/2025 11:51

A Tailândia espera atingir sua meta de exportação de arroz de 7,5 milhões de toneladas métricas este ano, apesar da queda acentuada nos embarques do primeiro trimestre, já que as vendas para os Estados Unidos aumentaram, disse uma autoridade do Ministério do Comércio na terça-feira.

O ministério garantirá que as remessas de arroz possam continuar buscando acordos entre governos, inclusive com a China, e pressionará pelas exportações para os mercados africanos, disse Arada Fuangtong, chefe do departamento de comércio exterior do ministério, aos repórteres.

"Não ajustamos a meta de exportação de arroz de 7,5 milhões de toneladas... ainda esperamos que ela seja alcançada", disse ela.

As exportações de arroz jasmim aromático para os Estados Unidos, o maior mercado da Tailândia para o produto, aumentaram antes da imposição de novas tarifas pesadas, disse Arada.

A Tailândia, o segundo maior exportador mundial do grão depois da Índia, registrou uma queda anual de 30% nas exportações de arroz no primeiro trimestre de 2025, após a retomada das exportações da Índia.

No mês passado, a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia disse que as exportações anuais de arroz poderiam ficar abaixo da meta de 7,5 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago
Híbrido tolerante ao pulgão é aposta da Corteva Agriscience para a cultura do Sorgo na próxima safra