Exportações marítimas de grãos da Rússia caem 62,9% em maio

Publicado em 16/06/2025 10:54 e atualizado em 16/06/2025 11:45

 

MOSCOU (Reuters) - As exportações de grãos por via marítima da Rússia atingiram 2,1 milhões de toneladas métricas em maio, uma queda de 62,9% em comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com dados de embarque de fontes do setor divulgados nesta segunda-feira.

A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, enviou grãos para os mercados globais em um ritmo recorde durante a primeira parte da temporada de comercialização de 2024/25, que começou em 1º de julho do ano passado.

No entanto, a introdução de cotas de exportação em fevereiro resultou em um declínio acentuado nas exportações.

O total de exportações marítimas atingiu 44,6 milhões de toneladas até o momento nesta temporada, uma queda de 27,7% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados.

As exportações via terminais do Mar Negro diminuíram 63% em relação ao ano anterior, para 1,9 milhão de toneladas em maio. As exportações pelo Mar Cáspio, uma rota que atende principalmente o Irã, foram completamente interrompidas em abril e não foram retomadas em maio.

As exportações de grãos dos terminais do Mar Báltico, que fornecem grãos russos para novos mercados, inclusive na África e na América Latina, diminuíram 43,7% em maio, para 0,09 milhão de toneladas métricas, de acordo com os dados.

As exportações marítimas foram responsáveis por cerca de 90% do total de exportações de grãos da Rússia na última temporada. No ano passado, a Rússia exportou cerca de 62 milhões de toneladas de grãos por meio de seus terminais marítimos, de acordo com estimativas de analistas.

(Reportagem de Gleb Stolyarov)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago