StoneX eleva em 0,1% safra 25/26 de soja do Brasil e vê recuo para milho 2ª safra

Publicado em 03/11/2025 13:33 e atualizado em 03/11/2025 14:07

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil em 2025/26 foi estimada nesta segunda-feira pela consultoria StoneX em recorde de 178,9 milhões de toneladas, alta de 0,1% na comparação com a previsão de outubro, motivada por um aumento na área semeada em Goiás, de acordo com relatório.

O ajuste positivo para a colheita da oleaginosa aconteceu apesar da irregularidade nas chuvas que tem atrasado o plantio em várias regiões, com necessidade de replantio em alguns casos, segundo a consultoria.

A StoneX apontou também, em sua primeira estimativa da segunda safra de milho do país, uma produção de 107 milhões de toneladas, 4,1% abaixo do ciclo anterior.

"Apesar da expectativa de aumento de 1,3% na área plantada, impulsionado pela boa rentabilidade da safra 24/25, a produtividade da segunda safra segue incerta", disse a consultoria.

"Este ano, o clima favoreceu resultados, mas o cultivo após a soja enfrenta riscos de falta de chuvas e possíveis atrasos no plantio. Ainda é cedo para definições, inclusive sobre área, já que o plantio ocorrerá apenas no próximo ano."

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importação de arroz pelo Brasil avança na primeira semana de fevereiro; produtor segue em alerta
Preços do milho e da soja na Índia caem com abertura das portas às importações dos EUA
Arroz/Cepea: Mercado interno segue com baixa liquidez; importações avançam
Exportações brasileiras de pulses crescem 30% em 2025
Dia do Feijão celebra tradição e importância nutricional do alimento
Dia do Feijão: Data reforça o valor do grão para o produtor e aponta caminhos para consumo e rentabilidade