Plantio de soja avança para 79% da área no Paraná, colheita de trigo vai a 88%, diz Deral

Publicado em 04/11/2025 12:18

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da soja da safra 2025/26 no Paraná atingiu 79% da área estimada até esta semana, avanço de oito pontos percentuais em relação à semana anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Departamento de Economia Rural (Deral).

Na mesma época do ano passado, o índice de plantio da oleaginosa estava em 85%, indicando um ritmo ligeiramente mais lento nesta temporada, de acordo com órgão da Secretaria de Agricultura do Estado, um dos maiores produtores de soja do Brasil.

A condição das lavouras de soja permanece majoritariamente boa, com 93% das áreas avaliadas nessa categoria, enquanto 6% estão em condição média e 1% em condição ruim.

A maior parte das lavouras está em fase de desenvolvimento vegetativo (80%), seguida pela germinação (16%) e floração (4%), em linha com o mesmo período do ano passado.

O milho primeira safra também apresenta avanço significativo, com 99% da área já semeada, contra 98% na semana anterior e no mesmo período de 2024. A qualidade das lavouras é considerada boa em 94% dos casos.

A colheita do trigo do Paraná, também um dos principais produtores do cereal do Brasil, alcançou 88% da área cultivada, contra 95% no mesmo período do ano passado.

As lavouras restantes estão majoritariamente em fase de maturação, com 85% da área.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo dispara mais de 6% em Chicago nesta 4ª (26), com tensão no Mar Negro e leva soja e milho junto
Arroz/Cepea: Cotações sinalizam recuperação
Federarroz vai acionar autoridades após identificar inconformidades no arroz vendido ao consumidor
Safra 26/27: soja ainda cobre custos em MT, mas milho já opera com margem mais apertada
Exportações semanais de grãos da Ucrânia caíram 11,4%, diz consultoria
Câmara Setorial reúne cadeia do amendoim e debate os rumos para a próxima safra