Plantio de soja avança para 79% da área no Paraná, colheita de trigo vai a 88%, diz Deral

Publicado em 04/11/2025 12:18

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da soja da safra 2025/26 no Paraná atingiu 79% da área estimada até esta semana, avanço de oito pontos percentuais em relação à semana anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Departamento de Economia Rural (Deral).

Na mesma época do ano passado, o índice de plantio da oleaginosa estava em 85%, indicando um ritmo ligeiramente mais lento nesta temporada, de acordo com órgão da Secretaria de Agricultura do Estado, um dos maiores produtores de soja do Brasil.

A condição das lavouras de soja permanece majoritariamente boa, com 93% das áreas avaliadas nessa categoria, enquanto 6% estão em condição média e 1% em condição ruim.

A maior parte das lavouras está em fase de desenvolvimento vegetativo (80%), seguida pela germinação (16%) e floração (4%), em linha com o mesmo período do ano passado.

O milho primeira safra também apresenta avanço significativo, com 99% da área já semeada, contra 98% na semana anterior e no mesmo período de 2024. A qualidade das lavouras é considerada boa em 94% dos casos.

A colheita do trigo do Paraná, também um dos principais produtores do cereal do Brasil, alcançou 88% da área cultivada, contra 95% no mesmo período do ano passado.

As lavouras restantes estão majoritariamente em fase de maturação, com 85% da área.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA: Inspeções de soja superam 2,44 milhões de toneladas e acumulam alta de 56% na temporada
Semana termina com soja e milho pressionados pela oferta e pela retirada do prêmio de risco do Mar Negro
Plantio da safra de verão alcança 55% da área da Capal em São Paulo
Argentina avança no plantio da soja com boa umidade do solo; milho e arroz evoluem à frente de 2025
Deral eleva previsão de safra de soja do Paraná, reduz a de trigo e faz alerta sobre chuvas
Arroz/Cepea: Indústrias abastecidas e menor demanda externa limitam negócios