Anec eleva previsão de exportação de farelo de soja do Brasil para recorde em novembro
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) -A exportação de farelo de soja do Brasil em novembro foi estimada nesta quarta-feira em 2,68 milhões de toneladas, alta de cerca de 200 mil toneladas na comparação com a previsão da semana passada, indicando que o país poderá ter um novo recorde mensal de embarques do produto, de acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
O recorde anterior foi registrado pela associação de tradings em outubro do ano passado, quando o Brasil exportou 2,46 milhões de toneladas.
Na comparação com novembro do ano passado, a exportação de farelo de soja do Brasil poderá aumentar mais de 950 mil toneladas.
O aumento nos embarques acontece após a paridade de preços de exportação ter melhorado no Brasil.
"Com a alta internacional, a paridade de exportação voltou a subir no Brasil", afirmou o Itaú BBA em relatório mensal, publicado nesta semana.
Os embarques de farelo de soja no acumulado do ano até outubro superaram 20 milhões de toneladas, alta de 3,9% sobre igual período do ano anterior.
O volume de embarques previsto deverá contribuir para reduzir a oferta interna, "trazendo alívio adicional às margens das indústrias esmagadoras", acrescentou o banco.
A alta nos preços na bolsa de Chicago ocorreu em meio a paradas para manutenção nas esmagadoras dos Estados Unidos, apontou o Itaú BBA.
Segundo o banco, o mercado de farelo de soja deve seguir firme, "sustentado pelo aquecimento externo, pela forte demanda de exportação e pela redução gradual da oferta" no Brasil.
A Anec não comentou em relatório as razões do crescimento da exportação de farelo de soja.
EXPORTAÇÃO DE SOJA
Com a menor oferta de soja, após o país ter exportado e processado a maior parte da sua safra, as exportações do grão deverão atingir em novembro o menor nível do ano.
Mas ainda estarão em patamares historicamente elevados para o mês, somando 4,71 milhões de toneladas em novembro, segundo a estimativa da Anec.
No mesmo período do ano passado, a exportação de soja do Brasil somou 2,3 milhões de toneladas, segundo a Anec.
A entidade também melhorou a projeção para os embarques brasileiros de milho no mês, vistos agora em 6,36 milhões de toneladas, contra 6,04 milhões na semana passada.
O volume para o milho também supera em 1,4 milhão de toneladas o total registrado em novembro de 2024.
(Por Roberto Samora, com reportagem adicional de Letícia Fucuchima e Isabel Teles)