Importações de soja norte-americana pela China mais que dobram em abril
![]()
PEQUIM, 20 Mai (Reuters) - As importações de soja dos Estados Unidos pela China mais do que dobraram em abril em relação ao ano anterior, com a chegada gradual aos portos chineses de cargas que haviam sido reservadas após Pequim ter retomado as compras no final do ano passado.
A cúpula de 14 e 15 de maio entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping não alterou um compromisso de compra de soja de 25 milhões de toneladas por ano até 2028, de acordo com altos funcionários dos EUA e uma declaração da Casa Branca.
A China importou 3,33 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos em abril, ante 1,38 milhão de toneladas no ano anterior, mostraram dados da Administração Geral de Alfândega na quarta-feira.
As importações do Brasil aumentaram 3,3% em relação ao ano anterior, de 4,6 milhões de toneladas para 4,75 milhões.
O total de chegadas de soja subiu 40% em abril, para 8,48 milhões de toneladas, em relação ao ano anterior, embora os volumes tenham ficado abaixo das expectativas dos analistas de mais de 10 milhões de toneladas.
Nos primeiros quatro meses de 2026, os embarques dos Estados Unidos caíram 48% em relação ao ano anterior, para 6,7 milhões de toneladas, enquanto as importações do Brasil aumentaram 39,6%, para 12,7 milhões de toneladas.
Até o momento, Pequim cumpriu uma promessa declarada pelos EUA de comprar 12 milhões de toneladas de soja. Operadores de mercado veem como provável que novas compras sejam retomadas a partir de outubro, quando a nova safra dos EUA estiver disponível.
(Reportagem de Ella Cao e Lewis Jackson)
0 comentário
Arroz/Cepea: Demanda externa sustenta recuperação dos preços
Paraná avança com plantios de inverno e colheitas de segunda safra
Comercialização do milho avança no Mato Grosso, enquanto do algodão e exportações de soja desaceleram em maio
Governo de SC inicia operacionalização do Projeto Sementes de Milho e vai atender até 43,5 mil famílias
Agro sustenta superávit da balança comercial do Piauí, com soja liderando exportações
Safra de arroz se encerra com produtividade acima do esperado e preços ainda abaixo dos custos